terça-feira, 29 de março de 2011

Uma pena...(II)

Fogo destruiu teto da capela do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro


De acordo com a instituição, uma empresa realizava uma obra de restauração e reforma da Capela Capela São Pedro de Alcântara, que fica dentro do prédio, e a suspeita é que um maçarico pode ter provocado o fogo. Caso seja comprovado que houve negligência, a UFRJ informou que poderá exigir a reparação na Justiça. A PF (Polícia Federal) está investigando o fato.

Segundo a UFRJ, o fogo consumiu a capela e as atividades do prédio, que abriga ainda o Fórum de Ciência e Cultura, a Escola de Comunicação, a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, a Faculdade de Educação e o Instituto de Economia, só deverão ser retomadas na próxima segunda-feira (4).

Na nota, a instituição informa que, até segunda-feira, o Corpo de Bombeiros realizará trabalho de rescaldo e serão testadas as condições estruturais do prédio e a rede elétrica.

O reitor Aloísio Teixeira, informou hoje que as aulas de cinco cursos no campus da Praia Vermelha, na Urca, zona sul da cidade, só serão retomadas na próxima sexta-feira.

As aulas para cerca de 2.500 alunos de graduação dos cursos de Pedagogia, Economia, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social foram suspensas após o incêndio.

Palácio não é só da UFRJ

A UFRJ informou ainda na nota que o Palácio da Praia Vermelha não é propriedade sua, mas de toda a sociedade brasileira e da cidade do Rio de Janeiro em particular. Segundo a universidade, ela é apenas a guardiã desse tesouro.

"E a solidariedade que temos recebido de vários os setores da sociedade dão testemunho de que essa consciência é compartilhada por todos. O Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, parlamentares, dirigentes de empresas públicas já manifestaram sua intenção de apoiar a Universidade na recuperação das perdas sofridas", diz a nota.

* A universidade pediu o envolvimento de toda a sociedade na reconstrução da capela e do seu entorno.
*
Uma pena... essa notícia me pegou de surpresa e deixou meu coração em pedaços.  Uma coisa curiosa é  que eu cheguei ontem ao trabalho comentando que assisti a um filme nacional no CCBB neste final de semana e que o mesmo alegrou o meu coração e lavou a minha alma só porque a locação era o Campus da UFRJ, e era algo bonito de se ver. Como a Universidade é linda... e hoje essa notícia triste... 

A sociedade brasileira mais uma vez sai perdendo. Noventa anos de história se queimou em poucos minutos.

* Bem, o Reitor deu uma deixa acima: simplesmente erguer a cabeça, e vamos recomeçar. Mãos à obra!

Ah, antes que eu me esqueça, o filme que traz a Ilha do Fundão como locação é o "É proibido proibir" e tem uma mensagem nas entrelinhas muito curiosa.  Caso se interesse, fica a dica!

Nenhum comentário: