quinta-feira, 29 de julho de 2010

Emoção e Poesia: O cinema de Yasujiro Ozu

O que é bom faço merchan. Em cartaz no CCBB uma retrospectiva completa, com projeções em película, do cineasta Yasujiro Ozu em parceria com a Fundação Japão no Brasil, exibirá todos os 35 filmes do diretor japonês disponíveis hoje, alguns inéditos – 32 longas, 2 curtas e um média metragem - com todas as suas fases criativas, desde os primeiros filmes mudos até os últimos trabalhos.

Ontem consegui assistir dele a este aqui (vide sinopse) e apareceu uma curiosidade cinematográfica que não consegui descobrir. Se alguém souber, por favor, help me! É um livro com título em russo que está sobre à mesa de cabeça para baixo. Que livro é aquele?

Sinopse - A ESPOSA DE UMA NOITE (SONO YO NO TSUMA / THAT NIGHT'S WIFE.
1930, mudo, P&B, 65 minutes). O empobrecido artista Shuji Hashizume precisa pagar o tratamento médico de sua filha Michiko, e para isso decide assaltar um escritório. Ao chegar em casa, o motorista que o levara revela ser policial e tenta prendê-lo. A situação se inverte quando Mayumi, esposa de Shuji, desarma o policial e o mantém sob a mira da pistola para que Shuji, enquanto isto, possa tomar conta da filha deles.

Basta comprar o Cinepasse válido para toda a mostra e apresentar na entrada do cinema. O catálogo é grátis. Divirtam-se!

Nenhum comentário: