Minhas pompas são as armas meu destino pelejar... D. Quixote, I – II
Don Quixote
Nas Bodas de Camacho
A Aventura da Ópera
Don Quixote é um dos personagens mais queridos e famosos de toda a literatura mundial. Genial criação do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547 – 1616), o tragicômico “cavaleiro da triste figura” sempre seduziu os compositores e ao longo dos séculos suas aventuras foram traduzidas em música e transpostas para o palco na forma de suítes, poemas-sinfônicos, canções, óperas e ballets.
Abrindo o projeto Ópera na UFRJ em 2011, trazendo ao público carioca a primeira produção brasileira de Don Quixote nas bodas de Camacho, do compositor barroco alemão Georg Phillip Telemann, cujo libreto de Daniel Schiebeler baseia-se em uma das passagens mais famosas da obra de Cervantes.
*
Nunca li Don Quixote, mas depois que assisti a essa ópera fiquei encantada. A história tem um caráter cômico, acentuado pelo antagonismo dos dois personagens principais, onde a figura mundana e realista de Sancho Panza se contrapõe ao altivo e delirante Don Quixote no ambiente rústico de uma celebração de casamento ao ar livre.
Formidável! Espero ganhar o livro de presente. Quem sabe...
K.R.
2 comentários:
Fazendo um teste :)
Criei um blog por aqui.
Quer dizer que passou no test-drive. Vou lá conferir.
Postar um comentário