segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Parece que foi ontem...

O tempo voa. Hoje está completando um ano que o meu querido amigo Anderson partiu. Uma das boas lembranças que guardo dele com carinho é o concurso de poesia realizado em 2009, quando homenageamos Cora Coralina e ele me ajudou um bocado. Coincidentemente, estive no CCBB e justamente uma das exposições deste bimestre está prestando homenagem em duas salas do segundo andar, aos 25 anos de falecimento de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina. Poetisa e contista, mulher simples e doceira de profissão que produziu uma obra rica em motivos  do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. 
  
Coisas, idéias e pessoas boas não morrem jamais, apenas se encantam!  Saudades do meu amigo.

Meus alunos fizeram remake do seguinte poema dela: 

AOS MOÇOS

Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.

Acreditar nos valores humanos
e ser otimista.

Creio na força imanente
que vai gerando a família humana.
Numa corrente luminosa
de fraternidade universal.
Creio na solidariedade humana,
na superação dos erros
e angústias do presente.
Aprendi que mais vale lutar
do que recolher tudo fácil.
Antes acreditar do que duvidar.

Cora Coralina
*
AOS IDOSOS

Os idosos são pessoas muito fracas
Que precisam de ajuda
De carinho e amor.

Devemos cuidar muito deles
Pois daqui a alguns anos
Vamos nos tornar um idoso também.

Quando se vai envelhecendo
Vai se perdendo coisas pelo caminho
Saúde é uma delas.

Todo mundo um dia
Vai se tornar um idoso:
Você, ele, eu...

Quando eu me tornar um
Quero ser muito feliz
E viver mais a vida.

Os idosos devem viver
A vida com mais intensidade
Porque a vida é uma criança
E ela é feita para viver.

Com carinho, aos idosos.

Thamires Helen de Jesus Magalhães - Turma 701  (Thamires, João, Lucas, Teresa e tantos outros que  produziram textos tão sinceros como este...)

Saudades também da minha escola, dos colegas de trabalho, dos meus alunos...

Há mais coisas bacanas sobre a poetisa na exposição para se conhecer. Fica a dica.

Nenhum comentário: