sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Classical Music...

Piotr Ilitch Tchaikovski
Compositor romântico russo


A música de Tchaikovsky de grande popularidade, sendo considerada expressão autêntica da alma russa por ingleses e americanos e também na Alemanha. Na Rússia continua Tchaikovsky sendo considerado como o grande compositor nacional, talvez por ser acessível às massas. Foi também muito elogiado por Stravinsky.

Embora não faça parte do chamado Grupo dos Cinco (Mussorgsky, César Cui, Rimsky-Korsakov, Balakirev e Borodin) de compositores nacionalistas daquele país, sua música se tornou conhecida e admirada por seu caráter distintamente russo, bem como por suas ricas harmonias e vivas melodias. Suas obras, no entanto, foram muito mais ocidentalizadas do que aquelas de seus compatriotas, uma vez que ele utilizava elementos internacionais ao lado de melodias populares nacionalistas russas. Tchaikovski, assim como Mozart, é um dos poucos compositores aclamados que se sentia igualmente confortável escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano.

A composição Eugene Onegin é baseada no poema de mesmo nome do maior poeta russo, Alexander Pushkin; O Quebra-Nozes é bem popular e muito apreciada pelos europeus e o Lago dos Cisnes pelos brasileiros.

O Lago dos Cisnes é a música que escolheria para levar quando daqui partisse. Aliás, levaria o lago, os cisnes, o sol, a brisa, as flores,  um pedaço daqui e um pouco mais...



Há um filme de 1969 dirigido pelo russo Igor Talankin  baseado na biografia de Tchaikovsky  e foi  indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

A sinopse é interessante: Biografia do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky desde a infância - quando começou a demonstrar talento para o piano e sua forte ligação com a mãe, morta quando ele tinha apenas 14 anos de idade - até chegar à fase adulta. Nesse momento descobrimos que Tchaikovksy estabeleceu estranhas amizades e veio a se casar com uma jovem desmiolada que estudava num conservatório. O ponto culminante é a peculiar relação com a rica Natalia von Meckm, que durante trinta anos sustentou a carreira de Tchaikovksy. Foram várias cartas trocadas, mas o músico se recusou a encontrá-la pessoalmente.

Veja o filme, leia o livro, assista à peça, ouça a música.  Tchaikovsky é tudo de bom!
K.R.

Nenhum comentário: