domingo, 20 de dezembro de 2009

Nova York, Eu Te Amo


Nova York, Eu Te Amo


O filme Nova York, Eu Te Amo é uma colcha de retalhos sobre o projeto “franquia” seguindo o modelo de Paris, Eu Te Amo de 2006. São várias situações, várias histórias de amor e de encontros sob diferentes prismas, algumas confusas, outras nem tanto.

Trânsito caótico, pessoas brigando pelo mesmo táxi; a eterna questão do preconceito racial, a calma e a paz que a convivência na terceira idade traz; na passarela pessoas conhecidas no meio de anônimas. A selva de pedra, a Estátua da Liberdade imponente, um convite ao mundo para ela conhecer.

A miscigenação começa pelos onze contadores dos curtas-metragens; a maioria de nacionalidade não-americana. Há cineastas de origem indiana, japonesa, árabe, chinesa etc; pode-se constatar no final, nos créditos a pluralidade de países representados, exceto Brasil, ficou de fora desta vez como foi em Paris, Te Amo, representado por Walter Salles e faltando também de origem hispânica  para criar esse fantástico mosaico que a cidade representa.

Cada qual narrando uma história de amor, à sua versão para a mesma cidade; contando o encontro de todos os povos num só lugar. Uma das historias achei um tanto incompreensível, meio surrealista sobre uma diva que depois de anos volta a se hospedar no mesmo hotel e relembra de cenas que não se sabe exatamente o propósito.


O charme da burguesia e da 5ª Avenida; A ponte do Brooklyn e o centro financeiro de Manhattan; o revoar dos pássaros, diretores mostram os elementos que ligam aqueles que trabalham e circulam pelas ruas e avenidas, através de costumes, religiões, diversos sotaques, sinais fechados, pedestres, turistas...


O novo trabalho é assinado por diretores que foram escolhidos justamente por representarem o elemento de liga entre todos aqueles que circulam pelas ruas de Nova York à revelia de sobrenomes, raças, credos, nações e sotaques. O filme é arrumado e editado de tal forma que quase não se nota nessa versão nova-iorquina o limite entre um filme e outro, onde uma história termina e outra começa; não está evidente, e um personagem acaba transitando pelo espaço da próxima história.


Curtas para todos os gostos. Gostei da história do músico interpretado por Orlando Broom e por Christina Ricci; ela fazendo uma leitora assídua dos escritores russos, em especial Dostoievski, e o casal só se conhecia por telefone, até que um dia ela toma coragem e bate à sua porta.

Nova York, Eu te Amo é um filme de sentimentos e relacionamentos casuais ou não.

O próximo projeto está previsto para 2010, e será sobre uma cidade brasileira, ou melhor Rio, Eu Te Amo!

Sim, Rio, Eu te Amo! Uma declaração de amor.
Eunice Bernal
_____________________________________
Sinopse:

Na cidade que nunca dorme, o amor está sempre presente. Conexões humanas espontâneas, surpreendentes e eletrizantes criam um caleidoscópio que bombeia o coração da cidade. De Tribeca ao Brooklyn, passando pelo Central Park, pequenos contos dirigidos por dez realizadores de todas as partes do mundo exploram os cinco cantos de Nova York, compondo um retrato complexo e apaixonante de seu rico universo urbano.

Biografia do diretor:

Jiang Wen nasceu em 1963, na China. Mira Nair nasceu em 1957, na Índia. Shunji Iwai nasceu em 1963, no Japão. Yvan Attal nasceu em 1965, em Israel, mas cresceu na França. Brett Ratner nasceu em 1969, nos EUA. Allen Hughes nasceu em 1972, nos EUA. Shekhar Khapur nasceu em 1945, na Índia. Natalie Portman nasceu em 1981, em Israel, mas cresceu nos EUA. Fatih Akin nasceu em 1973, na Alemanha. Joshua Marston nasceu em 1968, nos EUA. Randall Balsmeyer nasceu nos EUA.
____________________________________________
Nova York, Eu Te Amo faz parte do projeto concebido pelos produtores franceses Emmanuel Benbihy e Marina Grasic. A ideia é convidar vários cineastas a fim de dirigirem histórias que se passam numa cidade. Paris, Eu Te Amo (2006) foi o primeiro filme da série e o próximo, Rio, Eu Te Amo será filmado na cidade brasileira, com estreia prevista para 2011.

Os produtores propuseram aos cineastas convidados que filmassem em 24 horas, editassem em uma semana e mostrassem as características marcantes de cada local da cidade onde filmaram. Por isso, Nova York, Eu Te Amo tem muitas cenas rodadas nas particulares ruas de Nova York. Diferentemente de Paris, Eu Te Amo, que tinha segmentos bem distintos, preservando de uma forma bem clara a identidade de cada diretor, este segundo filme do projeto soa mais como um longa sobre pessoas que vivem em Nova York do que uma união de curtas-metragens, como ocorria na produção sobre a cidade francesa.

4 comentários:

LELLA disse...

Querendo muito ver esse filme. Até porque eu amei o 'Paris, Eu Te Amo'. Mas também porque adoraria conhecer de perto Nova Iorque. Ainda vou me dar esse presente!

E mais uma vez, grata por compartilhar seus textos! Que a parceria continue em 2010!
Um FELIZ 2010 pra ti!

Beijos,

Rozzi Brasil disse...

Amém para o Projeto Rio, Eu Te Amo!
Não teria cidade cosmopolita mais diversa de NY e Paris, além da variada gama de diversidade que abriga! Um filme que promete. Seria demais esperar por olhares bem diferentes da imagem que exportamos mundo afora?

E Bernal disse...

Rozzi,

Espero que tenha uma história se passando na LAGOA, uma história de amor bem caprichada e mostrando do alto como ela tem o formato de um coração, pois amo muito esse canto do Rio.

Beijos e flores.

E Bernal disse...

Valéria,

Você um dia vai realizar esse sonho de consumo... enquanto isso vamos fazendo nossas viagens atrávés de muitos filmes neste novo ano.

Beijos e flores.