segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fábula do ESÔFAGO - Parte II


As Vendedoras de Cocadas

Era uma vez duas primas Circe e Penélope que moravam na aldeia de Tatuí, interior de São Paulo. Ambas vendiam cocadas para sobreviver.

Penélope vendia cocada preta, e Circe, branca. As pessoas compravam mais a cocada de Penélope, não se sabe bem por quê, se era por ela ser a mais simpática, graciosa e sorridente ou se era pela cocada preta mesmo ser mais saborosa que a branca.

Circe, por sua vez, não conseguia vender nem a metade que a sua prima vendia. Não se sabe ao certo se a cocada branca não ser tão saborosa quanto a preta.Talvez porque ela fosse muito antipática, grossa e mal-educada e destratava toda sua freguesia.

Por causa disso, Circe sentia uma inveja e tanto da prima, e também porque essa prima tinha se casado com o príncipe encantado do pedaço, Odisseu que também vivia na aldeia de Tatuí. Então ela teve uma idéia mirabolante de fazer com que todos gostassem de sua cocada e a comprassem. Como Circe era chegada a uma macumba, resolveu pôr uma porção mágica que ela mesma criou; uma mistura de raspa de morcego seco, sapo cururu e algumas orquídeas selvagens acompanhada uma substância química, mais um feitiço.

Enquanto isso, Penélope ganhou da cidade o título de a Rainha da Cocada Preta porque começou a enriquecer tanto que comprou uma fábrica e contratou mil funcionários para trabalhar nela.

Circe sabendo disso teve chiliques e morria de raiva da prima muito mais ainda. Arrumou sua cesta de cocadas enfeitiçadas e ao ver Odisseu se aproximando, ofereceu-lhe uma. O distraído do Odisseu provou a cocada de Circe e automaticamente ficou enfeitiçado. Largou sua esposa e foi viver seu love story com ela. O mesmo passou a chamá-la de “Minha Deusa Circe”.

Penélope ficou a ver navios por 10 anos. Mesmo sendo apaixonada por Odisseu, jamais sentiu raiva pelo que ele fez, pelo contrário, passou a amá-lo mais ainda e até conseguiu perdoá-lo, afinal de contas ela sempre soube que a culpa não era dele, mas da macumbeira.

Um belo dia, Odisseu acordou de seu pesadelo, o feitiço acabou como por encanto e foi ao encontro do seu verdadeiro amor Penélope.

E Circe ficou eternamente tomando conta de seus porcos.

Moral da História: A inveja é uma Merda!

Nenhum comentário: