quinta-feira, 16 de julho de 2009

Teatro, a gente se vê por aqui - Desmascarados

Ser diferente deveria ser normal, ter diferenças, principalmente neste nosso país, o BRASIL, pois somos o resultado das misturas dos povos, credos, culturas, enfim, a soma de tudo, a miscigenação ampla, geral e irrestrita. Somos o país das diversidades.

*****
(DES) MASCARADOS ou ser diferente é normal

LEITURAS DRAMATIZADAS - 22 personagens


Censura: LIVRE

Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, fatos ou situações da vida real, é mera coincidência.

(Texto de abertura)

NARRADOR

Todo ser humano é igual em muitos aspectos: nascem, crescem, se reproduzem, vivem até uma determinada idade e morrem. Todos comem, bebem, se divertem, dormem, se penteiam, fazem suas necessidades fisiológicas, transpiram, sentem frio, sentem calor, amam, odeiam, sentem medo, são tímidos, são extrovertidos, riem, são desprezados, enfim, são tão parecidos, tão iguais em muitas coisas, em vários aspectos. Cada pessoa é o escritor de sua própria história. Tem livre-arbítrio, faz suas escolhas.

Mas não existe no mundo dois seres iguais, nem mesmo gêmeos idênticos. Todos têm suas diferenças, qualidades, defeitos, opiniões, dons, qualidades intelectuais, morais, religiosas, culturais, regionais, éticas, familiares... diferenças em muitos aspectos. E é disso que vamos falar.

Todo ser humano, tem necessidades básicas de comer, beber e dormir; mas são completamente diferentes nos aspectos internos, no seu modo de pensar, de falar, de agir de decidir etc. É como se cada ser tivesse em seu guarda-roupas além das coisas básicas, para o seu dia-a-dia, também máscaras, fazendo parte do seu vestuário.

Podemos pensar tudo o que quisermos, mas nem tudo o que pensamos podemos dizer. Se por exemplo eu estivesse com raiva de um bandido que acabou de me assaltar e em minha mente eu pensasse o seguinte “se eu tivesse uma arma neste momento eu mataria esse assaltante”, estaria usando nesse momento máscara da maldade., uma das máscaras que compõe o meu guarda-roupa; se eu tivesse inveja de alguém e me fingisse de amigo dele, estaria usando a máscara da falsidade, e assim por diante.

Em nosso armário há todos os tipos de máscaras: o da alegria, da felicidade, o da tristeza, da raiva, do ódio, do amor. Metaforicamente falando somos todos mascarados e um dia a máscara cai, (um dia tiramos a máscara e mostramos quem realmente somos). É o mesmo que dizer que somos diferentes um dos outros. É claro que há pessoas que usam a mesma máscara para o resto de suas vidas, mas há pessoas que trocam de máscara como se trocasse de camisa. Talvez seja até para combinar, a cor, o estilo, a moda ou algo do gênero. Vale lembrar aqui que algumas das diferenças ou diversidades, muitas vezes gera o pre-conceito, permeia ao preconceito. Ser diferente, às vezes, incomoda pessoas, que vê como uma doença social contagiosa.

Muitas vezes não sabemos conviver com as diferenças; mas é necessário aprender e respeitar. O importante é ser solidário sempre, amar e ajudar ao próximo, pois fazendo isso, estaremos fazendo um grande bem para nós mesmos.
Ser diferente, na sua opinião é normal ou anormal?

Quero brindar com vocês as diferenças e desigualdades de nosso país, que apesar de tudo é ainda o melhor país para se viver. VIVA O BRASIL! VIVA TODOS OS TIPOS DE DIFERENÇAS! VIVA A DIVERSIDADE! VIVA O POVO BRASILEIRO.
Eunice Bernal

Nenhum comentário: