quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Profissão de Fé

Homenagem ao aluno Bruno

Acredito e sempre acreditarei que o melhor investimento que se pode oferecer ao cidadão é a EDUCAÇÃO. É um investimento para toda vida. O princípio básico do desenvolvimento humano merece uma atenção especial da sociedade e dos governantes. É o que engrandece uma nação e o faz desenvolver política e socialmente.

Uma boa educação implica em investimento árduo, a longo prazo, participação e boa vontade de todas as partes envolvidas.

Trabalhar nessa área, é mais que um prazer e nem sempre é um mar de rosas como se imagina, há momentos bons o que é gratificante, como também há maus momentos.

E hoje me lembrei de um fato, de un dos momentos marcantes e que vale a pena comentar aqui.

Em turmas de 50 alunos, nunca dá para se lembrar de todos. Nomes, fisionomias, exceto daqueles que de alguma maneira se destacam.

Lembrei-me de um dos meus alunos do ano de 2004. Chamado Bruno de Amorim Elias, 13 anos e, na época cursava a 6ª série do 1o Grau. Ele estava  atrasado. Mas isso se explica porque nessa idade, além de estudar, trabalhava em um supermercado próxima à Escola.

Hoje não tenho notícias dele, mas com certeza é um exemplo para a sociedade e seus pais; parentes e amigos devem se orgulhar muito dele.

Naquele ano descobri um concurso de redação vindo lá da Região CENTRO-OESTE do Brasil, Patrocinado pela EMBRAPA Pantanal na cidade de Campo Grande – MS. Não pensei duas vezes. Comuniquei à direção e resolvemos inscrever a escola.

O Edital dizia que seria uma redação por escola. Para se tirar uma única redação, um único aluno, envolvemos a Unidade toda, ou melhor, todas turmas deveriam participar escrevendo sobre o tema proposto: "Concurso Nacional de Redação Fauna e Flora do Pantanal".

Qualquer atividade extraclasse é cansativo, trabalhoso, desgastante. Mas esse em especial foi GRATIFICANTE MESMO! O nosso aluno inscrito Foi um dos primeiros colocados, único a vencer do Estado do Rio de Janeiro e de toda a região SUDESTE. É um aluno vencedor.

E essa é uma das boas lembranças que guardo com carinho desse aluno. Ficou como exemplo de vida. Sempre conto essa história aos demais e me emociono.

Obrigada, Bruno. Você é um vencedor!

Concurso Nacional de Redação do Pantanal divulga trabalhos premiados (25/11/2004)

Embrapa Pantanal (Campo Grande, MS), Embrapa Florestas (Colombo,PR), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Conservation International do Brasil (CI-Brasil) divulgam o nome dos oito estudantes premiados no "Concurso Nacional de Redação Fauna e Flora do Pantanal". Os autores das 2734 redações que chegaram de todo Brasil concorreram a uma viagem, com direito a acompanhante, para a fazenda Rio Negro, propriedade da CI-Brasil, onde será realizada, de 20 a 24 de outubro, a Oficina de Fauna e Flora do Pantanal, a ser ministrada por pesquisadores da Embrapa.

Após passarem por um rigoroso processo de seleção, de acordo com os quesitos estabelecidos e divulgados no regulamento do Concurso, as oito melhores redações foram escolhidas. Está sendo premiada a melhor redação de cada uma das cinco regiões do país, totalizando cinco vencedores. As outras três redações premiadas foram selecionadas entre as melhores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Corumbá/Ladário.

Confira o nome dos estudantes que serão contemplados com a viagem para o coração do Pantanal, onde poderão conhecer pessoalmente o que descreveram em seus textos:

Mato Grosso do Sul: Hallana Souza Santos - 12 anos- 6ª série - Escola Estadual 13 de Maio – Deadópolis/MSMato Grosso: Valdeci Sobrinho Paz da Silva - 11 anos – 5ª série - Escola de Ensino Fundamental Carlos Pereira Barbosa – Rondonópolis/MT

Corumbá/Ladário: Tainá Aparecida Dias Herreira - 11 anos – 5ª série - Centro de Ensino Imaculada Conceição – Corumbá/MSCentro- Oeste: Diones Jardel Schüler - 12 anos – 6ª série - Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha - Chapadão do Céu/GO

Norte: Magno Silva Macedo - 12 anos - 6ª série - Escola Prof. Daniel Neri Silva - Porto Velho/RONordeste: Jane Heli de Souza Silva - 11 anos – 6ª série - Escola Dom Antônio Campelo – Petrolina/PE

Sudeste: Bruno de Amorim Elias - 13 anos – 6ª série - C.I.E.P 432 Alberto Cavalcanti - Rio de Janeiro/RJ

Sul: Bárbara Conte Weck - 12 anos – 6ª série - Escola de Ensino Básico Orestes Guimarães - São Bento do Sul/SC.

Além dos estudantes acima relacionados, outras 42 redações serão selecionadas para compor um livro virtual sobre fauna e flora do Pantanal. A relação com o nome dos outros autores que farão parte do livro será divulgada no final do mês de outubro, após a realização da Oficina.

O Concurso conta com o patrocínio do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso, Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará – Aimex, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – Abimci e União das Entidades Florestais do Estado do Pará – Uniflor.

Mais informaçõesChristiane Congro - MTb 825 SCEmbrapa PantanalContatos: (67) 233-2430, ramal 252 - mailto:%20congro@cpap.embrapa.brKatia Pichelli - Jornalista MTb 3594 PREmbrapa FlorestasContatos: (41) 666-1313 - katia

Segue o link:

http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2003/outubro/bn.2004-11-25.8791289458/

4 comentários:

Roberto Souza disse...

O que dizer além do fato em si? Ou da lembrança que permanece?

O Bruno estudou numa unidade batizada com o nome de um desbravador: Alberto Cavalcanti. No caso, um dos heróis do nosso cinema, um pioneiro que também passou por bons e maus momentos, pelo simples fato de ousar uma bem sucedida carreira de cineasta no exterior.

Todo aluno brasileiro tem um pouco de desbravador. Os de escola pública então, são dupla ou triplamente. Afinal será que a formação realmente interessa, que o desenvolvimento humano por meio dela é uma meta? Os professores, ante os quais tantos alunos passam através dos anos, recordam normalmente dos que mais se destacam. Mas além do buraco negro da educação quais fisionomias se impõem socialmente? Ou se destacam no meio da multidão?

Mesmo assim, num dado momento, Bruno desbravou a estratificação, superou o anonimato e explorou o Pantanal, à distância. Foi bandeirante, sertanejo, aventureiro, fosse empunhando a caneta no lugar do facão, na emoção suplantando a ambição ou com a sensibilidade derrotando a evasão.

Recebeu seu Oscar, sua Palma de Ouro, seu Urso de Prata e, principalmente, tempos depois, mesmo sem saber, a homenagem da professora que nunca o esqueceu. E que utiliza seu exemplo como a semente de novos frutos.

Alberto Cavalcanti deve estar dupla ou triplamente orgulhoso.

E Bernal disse...

Roberto,

Seu comentário procede e acrescenta de maneira brilhante o orgulho que devemos ter de nosso povo e de nossa gente.

Bom você ter lembrado que Alberto Cavalcanti é um brasileiro que o mundo deve se orgulhar assim como um professor de seus alunos.

Unknown disse...

ola!!! esse aluno hoje é um grande homem realmente, se especializou em téc. de informatica e continua o mesmo superando todos os maus momentos.
adorei seu comentário sobre o Bruno e fiquei muito feliz de ver o seus carinho com ele

Unknown disse...

Ola!!! eu sou Bruno de Amorim Elias.
Queria agradecer a Todos pelo carinho e dizer que estou bem, atualmente trabalho com informática.
quero deixar para todos um pedido, vamos cuidar mas do nosso meio ambiente pois ele é essencial para a nossa sobrevivencia.
vou deixar aki meu perfil no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12188617311334193519