terça-feira, 14 de outubro de 2008

MARATONA ODEON



MARATONA DE MARÇO

Ainda bem que foram só “2 Dias em Paris”, pois a coleção de piadinhas ridículas, e insossas sobre sexo, cansou... como diria o poeta Manuel de Barros: É um filme sobre O NADA. Todos no filme resolveram mostrar o seu lado cômico, humorístico, liberando todos os seus hormônios sexuais à flor da pele, inclusive os motoristas de táxi, não deixaram de participar do circo formado em torno do tema central dessa película.


Irina Palm, foi o menos pior da madrugada. Esse nos faz pensar até onde iria a coragem do ser no momento de desespero para se conseguir determinada quantia para salvar uma vida. Nesse momento como consegui-lo é o que menos importa. E fazer o seu trabalho muito bem feito, independente do que seja, mostra o quão capaz é quando feito com amor. É uma bela lição de amor e de esperança de uma avó pelo neto. E não é que ela aprendeu rápido o seu ofício e muito bem? Tanto que tomou o lugar da outra, jovem, bela, e mais experiente. Muitas outras cenas até poderiam se deixar passar em branco, como a das suas “amigas”, fúteis. Uma delas querendo dar uma de moralista sendo a que, menos podia se confiar. Puladora de cerca. Era a amante do falecido...
Partículas Elementares é um filme mediano. Sou fã da Franka Potente, mas nesse, ela estava meio apagada, talvez pelo cansaço das corridas de longa data. É compreensível a loucura de um dos rapazes, como se constata na sua vida desregrada, testemunhando momentos difíceis de sua infância: a morte da avó, a mãe e seus amantes, sua vida no orfanato sofrendo abusos sexuais pelos colegas etc. Como diz o ditado: “ de poeta, médico e louco todos temos um pouco”. Ou citando Simão Bacamarte – médico da Casa Verde do conto O Alienista: Loucos são os que estão fora da casa Verde, ou seja, quem está dentro do hospício, está são.
Quando ele (esqueci o nome da figura) sai à caça de mulheres e encontra uma garota que gosta de música brasileira, mais que rapidamente descreve como ninguém, com profunda maestria, ruas, balas perdidas, favelas, e todos os problemas sociais do Brasil - do Rio. De louco, o rapaz não tinha nada.

Nenhum comentário: