quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Dez contribuições do cinema by myself

Dez contribuições cinematográficas


1- Corra, Lola, Corra – Um filme moderno indispensável. É um três em um, digamos assim, o mesmo objetivo, porém, acontecimentos diferentes. Passei a acompanhar o trabalho da atriz Franka Potente e admirá-la a partir deste. A trilha sonora é ótima.
O diretor Tom Tykwer usa diversos tipos de linguagens cinematográficas para contar a história de uma jovem que tem apenas 20 minutos para salvar seu namorado. A mistura de animação deu um tom “cool” . Uma película simplesmente deliciosa.

2 - A Bruxa de Blair – Esse tornou-se um dos meus filmes de cabeceira. Um pseudo-documentário - feito por três estudantes de cinema (isso já faz parte do roteiro) que se vão para uma cidadezinha dos EUA, a fim de fazerem um um trabalho de fim de curso sobre uma lenda de uma bruxa que vive na floresta e de estranhos acontecimentos que cercam essa aldeia.
Um roteiro simples e inteligente transformada numa idéia genial. É um suspense psicológico brilhante! O medo daquilo que não se sabe exatamente do quê.

3 - O Pagador de Promessas – É um dos melhores filmes do cinema nacional. Tanto que é um dos mais copiados pelos cineastas brasileiros; há muitos outros, com certeza, mas cito este pelo fato de ter sido injustiçado, não ganhando o prêmio que tanto merecia. Mas o prêmio maior é o reconhecimento dado pelo seu público. Um filme simplesmente magnífico.

Sinopse: Ao tentar cumprir uma promessa feita em um terreiro de candomblé, um humilde homem, após carregar uma pesada cruz por um longo percurso, enfrenta a intransigência da Igreja. Dirigido por Anselmo Duarte e com Leonardo Villar, Glória Menezes e Norma Bengell no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.

4 – A Balada do Soldado – Sublime, intenso, delicioso, ardente... é tudo o que o cinema russo tem de bom e de melhor. A cena mais tocante e emocionante acontece já no final, quando Alyosha (o soldado) encontra-se com a mãe e esta chora ao se despedir dele no portão de casa para que ele retorne à guerra. Ela estava prevendo que esse seria a última vez que veria o filho amado.
Direção:
Grigori Chukhraj – Drama / Guerra / Romance.


Sinopse: Durante a Segunda Guerra, o jovem garoto Alyosha se vê abandonado nos campos de batalha quando seu parceiro morre, e sendo caçado por quatro tanques nazistas. Ao destruir dois na mais pura sorte, ele recebe uma condecoração, mas a troca por uma semana de licença para visitar sua mãe e consertar seu telhado. Só que o caminho de volta é longo e, sem um meio de transporte definido, Alyosha vai de comboio em comboio, vendo as diversas facetas da sociedade e as mazelas da guerra.


5- Casablanca – Nem toda história de amor tem que ter final feliz. Parece que quando isso acontece o amor tem mais intensidade, esse sentimento é mais profundo... Contado em flash-back, então, dá-se a idéia de um amor eterno, aquele que ficará para sempre na lembrança e no coração. AMO ESSA HISTÓRIA DE AMOR. Interpretada pelo casal – a atriz sueca lngrid Bergman e o galã Humphrey Bogart.

6- Disque M para Matar – Sou fã número um de Alfred Hitchcock, e esse é um dos meus preferidos dele, como também Festim Diabólico, Frenesi, Psicose, entre outros. Completamente instigante, mexe com a minha imaginação. “ Disque M para Hitchcock matar você de suspense” .

Sinopse: Um homem cria um plano para assassinar sua esposa pelo dinheiro, mas, quando as coisas dão errado, ele consegue improvisar um genial plano B para ainda tentar levar vantagem.
A versão que Alfred Hitchcock fez para o cinema adaptando a famosa peça de Frederick Knott, Disque M Para Matar, é uma saborosa combinação de elegância e suspense estrelada por Grace Kelly, Ray Milland e Robert Cummings como os protagonistas de um triângulo amoroso.
7 – De Volta para o Futuro I, II, III – Direção: Robert Zemeckis. Também sou fã desse diretor, já sabem, né? E adoro esses filmes. Confesso que sou fã de “cinemão” e aventura é indispensável. O genial de tudo é quando eles retornam ao futuro, no seu tempo, só que alguns minutos antes, e por esse fato, encontra tudo alterado. Após algumas tentativas, conseguem voltar ao tempo ideal. E tudo se ajusta, tudo se resolve.
Sinopse: Marty McFly (Michael J. Fox) é o típico adolescente norte-americano dos anos 80, que é enviado de volta no tempo, para 1955, por uma invenção (o DeLorean) do excêntrico Dr. Brown (Christopher Lloyd). Enquanto estiver no passado, Marty deve tomar cuidado para não interferir em nada, para que o futuro não seja alterado. Porém, sua futura mãe acaba se apaixonando por ele, e as coisas começam a dar errado.

8 – Salada Russa em Paris – A magia do real nos leva a um mundo imaginário. Você entra dentro de um guarda-roupa na Rússia e sai em Paris. Que criatividade, hein? Adorei essa história. Veja a genialidade da sinopse apesar da simplicidade. Esse filme é apaixonante!

Nikolai (Sergei Dontsov) foi despedido de seu emprego como professor de música. Sem dinheiro para pagar o aluguel, vive em uma academia até encontrar um lugar que caiba em seu orçamento. Finalmente, ele consegue um quarto conjugado com Gorokhov (Victor Mikhalkov). A última pessoa que ocupou o quarto, uma idosa, morreu um ano antes e seu gato continua trancado no quarto. Mesmo morando sozinho, o felino está gordo e bastante saudável. Logo Nikolai e seus vizinhos descobrem o mistério: há uma janela no quarto que leva a Paris. É quando a comédia toma rumos. Será que os russos conseguiram deixar em segredo a grande descoberta?

9 - Cachê – Um filme simplório, porém, um roteiro que me deixou intrigada e angustiada. Também um suspense psicológico, sem respostas aparentes, o que exige uma reflexão cuidadosa e nos faz pensar um pouco mais da medida. Por isso, o considero sensacional e não pode ser dispensado da prateleira do amante de cinema.

Sinopse - Após receberem uma fita de vídeo com imagens de sua casa, um casal tenta descobrir quem é a pessoa que os está espionando. Dirigido por Michael Haneke (A Professora de Piano) e com Juliette Binoche e Daniel Auteuil no elenco.

10 - Os 10 Mandamentos – Para mim, esse filme Bíblico, é um dos Maiores Espetáculos da Terra. É um filme maravilhoso, emocionante.

Sinopse - Leva às telas a clássica história de Moisés, criado como irmão do faraó e destinado a ser o líder do povo hebreu contra a dominação dos egípcios. Com Charlton Heston e Yul Brynner. Vencedor do Oscar de Efeitos Especiais. O diretor Cecil B. DeMille

Eunice Bernal

Nenhum comentário: