domingo, 4 de dezembro de 2011

Considerações sobre verbo ACHAR

Considerações sobre verbo ACHAR

“Eu acho que vi um gatinho, vi sim!” Piu Piu 

“Eu acho que te amo.” K. R.

Às vezes o verto “Achar” dentro de um determinado contexto me deixa intrigada.

Fica a sensação de impotência no ar, parecendo um tipo de afirmação negativa, uma incerteza dizer “Eu acho.” Esse verbo no sentido de “julgar” ou “pensar” exprime outro significado. Dizer “Eu acho que gosto de você” é dúvida, sem dúvida! Eu particularmente evito usar nesse sentido. Antes de especular mais acerca dessa palavra é melhor consultar o dicionário. Lembrando que o verbo ACHAR denota outros signos linguísticos. “Achei na rua uma carteira recheada de dinheiro!” Bem que poderia ser verdade! “Achei você muito simpático!” Ah, isso é verdade! Brincando um pouquinho mais com essa situação eu acho que o verbo achar tem o mesmo valor de igualdade do advérbio de dúvida “Talvez”. “Talvez eu goste de você.”Tsc, tsc, tsc...Não! Tanto a frase quanto o sentimento soam horrível, não acha?

Significado de Achar

v.t. Encontrar (procurando ou não): achou a carteira perdida.
Descobrir, inventar: achar uma nova fórmula.
Julgar, supor, considerar: achou o livro bem escrito.
V.pr. Estar num lugar, ou em companhia de alguém; encontrar-se: achava-se na sala quando ouviu os gritos.
Julgar-se, considerar-se: achava-se apto para a função.

Um determinado político brasileiro costuma usar e abusar desse verbo com frequência. Constantemente. Tudo bem, se pensarmos que atualmente é a classe que perdeu o respeito, a dignidade e vergonha na cara, deixando o eleitor, o cidadão que vota, que o elege e paga os impostos em dia, na mão; uma classe que lamentavelmente não tem mais compromisso com o que faz, não dando exemplo de honestidade, daí é fácil e simples introduzir aleatoriamente um “Eu acho” para expressar sua idéia, seu pensamento sem a preocupação de cobranças posteriores.

“Eu acho que o professor merece um salário digno.” - Diz  demagogicamente ele.
 
Fala sério! Um mar de lama e corrupção sem fim é hoje aquele canto do nosso país. Quando esse que diz representar o povo passar a ganhar salário mínimo “eu acho que passarei a acreditar em político”.

Então é isso! Na dúvida substituo o verbo “achar” por “considerar” ou “pensar”, mas mesmo assim é preciso muita atenção e cautela, porque pode-se cair em outro erro e ser mal-interpretado ao dizer, por exemplo: “Eu penso que amo você”, ou eu “Penso que vi um gatinho”. Uma armadilha aos amantes de plantão.

Isso tudo é para dizer apenas que...bem...

Eu acho que estou apaixonada! É uma pessoa que está bem perto de mim... meu coração bate com mais velocidade quando ele se aproxima, quando ouço a sua voz, e respiração fica ofegante...um sentimento gostoso... quer saber mais? Deixa para a próxima!
Eunice Bernal

Nenhum comentário: