domingo, 30 de outubro de 2011

Paixões Privadas

O Rio está recheado de coisas maravilhosas para se fazer neste final de semana, e fica melhor ainda saber que é tudo grátis! Fiz a minha seleção entre um show (quintas musicais), um filme, e um livro para ler, e escolhi também ir à mostra que está no Centro Cultural dos Correios (CCC) sob o título: Paixões Privadas. Esta última com a certeza de uma escolha acertada! Só pelo título, impossível não ir, não é mesmo? Mais impossível ainda não se apaixonar. A bela exposição é só elogios, falando sobre a arte européia nas coleções particulares do Rio de Janeiro, sendo 70 obras ao todo de artistas como Rodin, Kandinsky, Delaunay, Modigliani, entre outros, pertencentes aos acervos de personalidades como Roberto Marinho, Jean Boghici e Geneviève. Com técnicas e materiais diversos, a exposição reúne desenhos, aquarelas, esculturas e tapeçarias que revelam as paixões particulares dos proprietários dos trabalhos.

As paixões de cada um, onde cada tela é imagem de algum canto do mundo que não está nos museus, mas na residência de alguém, seja pela amizade, culto à arte, amor, prazer, paixão de apreciar algo de especial que nos chama a atenção, sendo cada obra uma história... Eis um pouco da biografia de alguns desses apreciadores de artes em geral. Não tem como não se emocionar com este universo reservado e nunca mostrado, sem refletir, ou mesmo tomar posse do título: paixões privadas. Aquelas que te privam do gozo e do prazer de alguém, de algo ou alguma coisa... Poderia ser da convivência íntima aquele alguém que te atrai, aquele sentimento platônico e indeciso, aquele jeito meigo de falar, aquele olhar, aquela forma de escrever que mexe com a alma e o emocional, talvez...cada um cultiva a sua... 

Pode ser também, para os mais pessimistas, paixões obscuras, intimistas, qualquer forma de sentimento. Que tal? Viver essa experiência de admirar algo de novo que só alguém particularmente em seu mundo fazia e hoje surge a oportunidade ocupando paredes públicas -  a quem interessar possa - é simplesmente gratificante, não há palavras que possam expressar e compensar.

Coleciono sentimentos, bons momentos e coisas mais... São valores bem maior que guardo desta exposição que me deu essa oportunidade de ali respirar...

Admirar obras de Renoir, Kandisky, Chagall,  Delaunay, Braque, BOSCH e Rodin é repensar minhas paixões íntimas que estão além dos relacionamentos. Falo daquelas que estão distante do olhar e de todos os demais sentidos, das que vão aos lugares mais profundos e inacessíveis do nosso coração. Imagens, Pinturas, Cinema, Literatura... e tudo o mais que a alma quiser colecionar.

Quem não tem paixões guardadas no íntimo do seu ser? É o alimento da alma. Coleciono, algumas... e você?
Karenina Rostov


Nenhum comentário: