quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Across the Universe

Across the Universe (EUA, 2007)

O filme Across the Universe dirigido pela norte-americana Julie Taymor é uma verdadeira obra-prima do cinema atual e recebeu muitos justos elogios dos críticos e uma indicação ao Globo de Ouro na época do seu lançamento. É um musical diferente de todos os que já assisti contando uma singela história de amor entre os jovens Jude e Lucy interpretados por Jim Sturgess e Evan Rachel Wood, aproveitando a maioria das letras de músicas dos Beatles, desde a formação do casal de protagonistas com canções-símbolo do grupo inglês de Liverpool como a clássica “Hey Jude” e “Lucy in the Sky with Diamonds” e outras preciosidades retiradas de álbuns diversos.

Sem dúvida, gostoso de se ouvir e de se assistir cantando, exatamente por causa da seleção musical dos simpáticos rapazes reis do iê-iê-iê... talvez seja essa a razão principal de ter sido super badalado na sua estréia e que só agora tive a oportunidade de testemunhar.

A começar pelo título "Across the Universe" retirado de uma canção dos Beatles e que, reza a lenda, esta música foi enviada por um satélite ao espaço como forma de tentar fazer algum contato com seres alienígenas pelas galáxias, e além disso, os nomes de todos os  personagens foram retirados de suas músicas, sem exceção.

A história se passa nos anos 60 onde muita coisa estava acontecendo simultaneamente: retrata as lutas, guerras e paixões; a explosão do uso desenfreado das drogas, a liberdade sexual, rock n´roll, paz & amor, faça amor, não faça guerra, a Era de Aquários, hippies e muito mais, ambientando toda uma época através das obras musicais dos Beatles. Sem dúvida que o roteiro foi um mero pretexto para se contar uma história de amor com as belas canções do grupo inglês muito querido e assim registrar a patente para sempre o de “Beatles Forever”. 

A história do casal é toda contada em formato de videoclipes, sendo o protagonista Jude um artista que passa o tempo todo desenhando e aspira ao cargo de diretor de arte em propaganda. Outros personagens como, por exemplo, a jovem Prudence, entra e sai da história apenas para provocar um número musical, aqui ao som de "Dear Prudence", que ficou maravilhoso! Inspirações sublimes.

O elenco é formado pela maioria de jovens super talentosos que interpretam e cantam como o personagem de Joe Anderson. O filme também conta com algumas participações especiais de Bono do U2 e Joe Cocker, Salma Hayek.

A história começa em Liverpool, onde o inglês Jude (Jim Sturgess) decide partir para os EUA à procura de seu pai. Lá ele conhece Max (Joe Anderson), um estudante rebelde, tornam-se amigos e ele se apaixona por Lucy, irmã de Max (Evan Rachel Wood). Esta por sua vez, acaba se envolvendo com emergentes movimentos de contracultura e toma a frente aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam sua paixão em ‘xeque’.

O filme é contagiante, formidável, exatamente pela discografia, pelos clássicos e pelos hits conhecidos mundialmente dos Beatles, como Come Together, Let it Be, Strawberry Fields Forever, Lucy in the Sky with Diamond, Hey Jude, I wanna hold your hand. Across the Universe é um  belíssimo musical que combina com qualquer estação do ano, e bom para se ver a qualquer momento. 

Sem dúvida, o filme é contagiante. Fabuloso! Veja com os amigos, com a namorada, sozinho, mas não deixe de prestigiar essa obra musical.

Concordo: Beatles 4 Ever!
Karenina Rostov
*
Across the Universe
Reino Unido / Estados Unidos
2007 / cor / 133 min
Produção
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Julie Taymor
Dick Clement
Ian La Frenais
Elenco: original Evan Rachel Wood, Jim Sturgess,Joe Anderson
Dana Fuchs, Martin Luther McCoy,T.V. Carpio
Género: musical
Idioma original: inglês

Nenhum comentário: