sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Exame


Exam – O Exame

(Ôps! Este artigo contém revelações sobre o enredo)

Como é de praxe, "O Exame" é mais um filme que vai para a coleção dos que considero instigantes e inteligentes, trazendo na bagagem  um suspense psicológico dirigido por Stuart Hazeldin que fez este belo e caprichado trabalho.

O título praticamente entrega o filme. Trata-se de uma prova eliminatória para um cargo de direção em uma misteriosa empresa, sendo oito candidatos, quatro do sexo masculino e quatro do feminino que já superaram todas as outras etapas da seleção para o emprego dos sonhos, faltando apenas esta última avaliação final e classificatória que fará sair dali um único vitorioso no tempo estipulado de oitenta minutos. A prova consiste em se encontrar a resposta para uma única pergunta que não é revelada;  significa que deve-se, primeiramente, descobrir qual é essa pergunta para depois respondê-la na própria folha completamente em branco no prazo determinado. Confinados em uma sala sem nenhuma janela, com o número exato de mesas e cadeiras correspondentes a cada um dos concorrentes, como proceder para se descobrir a tal pergunta? Sinistro, não? É um mistério, um enigma exigindo o máximo de perspicácia, esforço mental e sagacidade, e durante esse tempo muita coisa acaba acontecendo.

O filme começa com a apresentação dos personagens ainda em suas residências, impecavelmente vestidos, acertando os últimos detalhes e o mais intrigante é que cada componente corresponde a uma determinada etnia: o asiático, o pardo, o negro, o branco, e provavelmente a miscigenação. Alguns detalhes clichês, são bem marcados, não passam despercebidos como, por exemplo, um dos candidatos lavando as mãos antes de sair e também colocando óculos, talvez como que dizendo: ‘Lavo as mãos e o que tiver que ser, será, devo enxergar que a vaga está garantida: é minha!"

E segue as apresentações: “- Você merece isso. Você merece! Já é seu!”
Um deles acha que é sorte, na cara ou coroa da moeda; outro apela à religião: “- Posso fazer todas as coisas, todas as coisas!”
E na ansiedade um deles diz: “- Vamos lá!”

Uma sala fechada. Um relógio imenso marcando a ansiedade e o bater do coração: 80 minutos!

Uma folha por carteira, escrito apenas: Candidato 1, 2, 3... 8. Os candidatos entram enfileirados e ocupam os respectivos lugares. Na sala apenas um guarda armado para tomar conta. 
Em seguida entra alguém e diz:

“ - Eu sou o vigilante! Ouçam com atenção a cada palavra que eu disser. NÃO VOU REPETIR.

Não pedirei desculpas pelas dificuldades que já tiveram para chegar nesta sala porque a pressão e o sofrimento eram necessários. Perseverança é o atributo chave nesses tempos difíceis e se não conseguem sobreviver ao nosso processo de seleção, não sobreviverão no emprego.

Muitos candidatos altamente qualificados tentaram chegar até aqui e falharam. Vocês conseguiram. E agora a fase final está diante de vocês, um último obstáculo separando-os de seu objetivo que é juntar-se aos nossos respeitados postos. O teste é uma simples comparação, no entanto, determinará quem sai dessa sala com um contrato de trabalho ou quem sai em um ônibus para casa.

Através desse EXAME terão uma idéia do poder, dessa organização, então acreditem quando lhes digo que não há outra lei nessa sala, que não a nossa. E as únicas regras aqui, são as nossas. Há só uma pergunta e uma resposta é solicitada. Se tentarem se comunicar comigo ou com o guarda, serão desclassificados. Se estragarem seu papel intencional ou acidentalmente, serão desclassificados. Se escolherem sair desta sala por qualquer razão, serão desclassificados.

Alguma pergunta?

Boa sorte, senhoras e senhores. Estamos dando a cada um de vocês 80 minutos. 80 minutos para nos convencerem que têm o que é preciso para se juntar a nós. 80 minutos para determinar os próximos 80 anos de suas vidas. Comecem!

O agente se retira e fecha-se a porta.

Um dos candidatos logo é eliminado e dos que continuam, um deles descobre que podem conversar que não quebra a regra da avaliação, e como forma de se identificarem criam alcunhas atribuídas entre eles e contribuem com exercícios intelectuais, trocando ideias através das quais tentam extrair do papel a questão que poderá dar-lhes o tão sonhado emprego.

Pode fazer qualquer coisa, menos estragar a folha de prova. Então a folha em branco é usada de diversas maneiras e modos a fim de se achar a resposta. 
Os candidatos começam a agir ajudando-se durante todo o processo, ora  tornando-se aliados, ora voltando-se uns contra os outros e até brigam entre si. Conseguem descobrir tantas coisas e chegam aos finalmentes, à questão que deverá ser respondida que é uma evidência tal que exigia apenas ser tratada como um enigma. Uma das questões levantadas por eles é que a empresa para a qual se candidatam, tem algo de médico-científico especulando sobre uma epidemia mundial e que na sala poderia ter um dos componentes infectado, e a sua cura contribuiria com essa empresa a qual estão prestando concurso.

Eu diria que se trata de um teste de resistência física, moral, intelectual e emocional. E agora te pergunto, até onde você iria para conseguir o emprego tão almejado? O que você seria capaz de fazer  para conseguir um emprego dos sonhos com um salário maravilhoso?

Inegavelmente é um filme brilhante. Faça a prova dos nove sem medo, e tente tirar uma ótima nota aqui. Se não passar neste exame tenho certeza que eliminado também não será.

Boa sorte!

Karenina Rostov
*
Título Original: Exam
Gênero: Suspense / Terror
Tempo de Duração: 101 min
Ano de Lançamento: 2009
Diretor: Stuart Hazeldine


Nenhum comentário: