sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Leituras Dramatizadas (2)


(DES) MASCARADOS
ou
Ser diferente é normal

LEITURAS DRAMATIZADAS
Censura: LIVRE

Postei aqui já há algum tempo atrás a introdução da peça teatral DESMASCARADOS com as respectivas justificativas, o porquê da obra, as explicações básicas e necessárias com o objetivo de incentivar o discente a tomar gosto pela leitura e  a desenvolver  suas habilidades e competências de pensar, julgar decidir, agir e criar. Trouxe hoje mais um texto como modelo de atividade que considero lúdica para ser desenvolvida, preferencialmente, em turmas de 9° Ano.

Fica a sugestão.
_________________________________________________

2 - INTELIGENTE

Quem neste mundão de Deus não sonha ser uma pessoa inteligente, culta, sábia ou erudita? Quem? A inteligência distingue o homem do animal.

Há muitas definições para inteligência. Ela pode ser, por exemplo, concebida como um instrumento para a resolução de problemas e/ou obtenção de conhecimento. Ela caracteriza um grau de desenvolvimento.

Existem vários graus de inteligência, e para se descobrir isso, é preciso fazer testes que medem esses graus em valores pelo, denominado(r) de Q.I. - Quociente de Inteligência.

A inteligência pode ser 'adquirida' de diferentes maneiras.

A pessoa inteligente é aquela que tem habilidade para resolver um problema. Sabe tudo; aquela que compreende as coisas com facilidade e destaca-se por isso. Ser culto é ser instruído, bem informado, aquele que tem grandes conhecimentos e sede de aprender sempre mais.

Ser culto é dominar bem um determinado assunto, conhecer com profundidade algo, como, por exemplo, saber quem foi um determinado pintor onde nasceu, qual foi a sua primeira obra, a que Escola ele pertence, e do que gosta, quais são as suas preferências etc. Ou saber tudo sobre Cinema, quem inventou, quando surgiu, quem são as celebridades desse universo que também é conhecido por “Sétima Arte”. E por falar em cinema, você sabia que Alberto Cavalcanti, nome desta sua escola, foi um importante cineasta brasileiro?

Ser culto é dominar também muitos assuntos simultaneamente; saber tudo de música, de literatura, de artes plásticas, de esportes, enfim, é a pessoa que está bem informada de inúmeras coisas que acontecem no mundo.

Ser inteligente é ser normal, mas às vezes gera também algum preconceito ou inveja, que não é bom, mas isso é assunto para outro momento.

O ser inteligente tem facilidade de compreender, de aprender, de desenvolver suas atividades mentais, de tirar boas notas, de se destacar na sua turma ou escola.

Ser culto é ser instruído, conhecedor das coisas.

Inteligente: capaz de compreender. Se você entendeu isso, considere-se inteligente! Mas se você não compreendeu nadinha da Silva, ainda há tempo. Mãos à obra! Estude!
Eunice Bernal

® Todos os direitos Reservados.

Nenhum comentário: