A Fábula do Porco Espinho
Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente.
Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam calor. E, por isso, tornaram a se afastar uns dos outros.
Voltaram a morrer congelados e precisaram fazer uma escolha: desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante.
Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos. Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram.
MORAL DA HISTÓRIA
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades...
A fábula se divide em 2 partes:
1ª parte - a história (o que aconteceu)
2ª parte - a moral (o significado da história)
A origem da fábula perde-se na antiguidade mais remota. Os gregos citavam Esopo como fundador da fábula. Os seus textos: A Raposa e as Uvas, A Tartaruga e a Lebre, O Vento Norte e o Sol, O Menino que criava Lobo, O Lobo e o Cordeiro são bem conhecidas pelo mundo afora.
Sendo um gênero que explicita modos devidos e indevidos de comportamento, atuando sobre o leitor numa perspectiva predominantemente ética, as fábulas não deixam de lhe proporcionar, no entanto, uma leitura, a um só tempo, crítica e prazerosa.
*
Fábula faz parte da grade curricular do plano de curso do 6° ano (Ensino Fundamental), é importante trabalhar com texto impactante, que faça muito barulho e traga bons questionamentos e resultados criativos, dando oportunidade e possibilidade do discente criar o seu próprio e desenvolver seu estilo.
Bateu uma saudade da sala de aula... desde que chutei o balde, venho sentindo uma falta danada daqueles bons tempos, de turma lotada, principalmente das mais barulhentas, do aborrescente, inquieto sempre se perguntando: quem sou eu afinal, adulto ou criança? E a aula em um formato lúdico levando o aluno a aprender a apreender brincando, respeitando e seguindo à risca as respectivas habilidades e competências.
Em fase de negociação com uma escola uns doze tempos semanais...
Aos poucos a vida entrando novamente nos eixos e o rio seguindo seu curso rumo ao mar. Até lá...
Aos poucos a vida entrando novamente nos eixos e o rio seguindo seu curso rumo ao mar. Até lá...
E.B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário