segunda-feira, 16 de maio de 2011

Almas à Venda

A alma fica em uma pequena glândula localizada no meio do cérebro.  René Descartes

Almas à venda - Cold Souls, EUA / 2009

Almas à Venda é um filme com roteiro criativo, com pitadas de ironia e humor negro na medida certa.

A trama acompanha o ator Paul Giamatti como que interpretando a si próprio aos 47 anos de idade, atravessando uma fase difícil de sua vida e demonstrando uma certa fobia, angústia e desespero. Ele diz-se preso a algo que não sabe explicar exatamente o que é, uma espécie de crise existencial,  não conseguindo separa-se do personagem que está no momento interpretando no teatro, o  Tio Vânia de Anton Tchekhov como se ambos fossem um único ser. O artista acrescenta dizendo que  não quer chegar aos 60 anos e nem saberia o que fazer se vivesse até essa idade.

- É preciso se se libertar. - Diz Paul.

Os primeiros minutos revelam o filme. O ator tem uma alma inquieta e ele a compara a um tumor que cresce a cada dia. Em determinados momentos personagem e ator  mesclam-se a um mesmo papel,  tornando-os único, às vezes não dando para distinguir quem é quem ou, onde começa um e termina o outro; quem estaria interpretando quem  no momento, por exemplo, quando ele diz que viver com a alma aprisionada é loucura.

Tio Vânia é o protagonista da peça teatral do escritor russo Tchekhov que o ator Paul Giamatti está ensaiando no momento,  e ele reclama constantemente dizendo que todos os componentes são desagradáveis e  tão cheios de piedade.

Sobre a obra TIO VÂNIA

Tio Vânia é uma das obras primas do escritor Anton Tchekhov, um clássico da literatura russa datado de 1897 que tem como marca sua atualidade.

Em 'Tio Vânia', o protagonista é um homem que vê a si mesmo, e é visto pelos outros, como alguém secundário. Resta-lhe a condição de tio, um parentesco indireto, porque não se casou, não tem bens, não obteve amor ou reconhecimento pelo esforço que fez para sustentar a família. Apenas duas frágeis esperanças lhe restam: o médico que planta árvores e a sobrinha que confia na salvação eterna.

Trata das relações entre os membros de uma família de origem rural e os que vivem na cidade. Os diferentes valores, as conquistas, os sonhos e as propostas de vida são cenário de uma grande reflexão sobre o respeito às diferenças individuais.

O ator resolve contratar os serviços de uma empresa de 'Depósito das Almas'. O médico que o examina conversa demoradamente fazendo papel de psicólogo pedindo a ele que pense bastante, que analise e olhe a sua alma com atenção e verifique o que o incomoda antes de armazená-la para que não se arrependa depois. 

Giamatti costuma filosofar com seus botões assuntos  interessantes e fala principalmente sobre a vida; diz, por exemplo, que ela consiste em fazer os que estão a nossa volta feliz, e de que todo mundo, sem exceção quer isso. Uau!

E o médico diz que ao se retirar a alma pode-se ver a sua cor e a partir dela o seu significado. Essa empresa ficcional diz que a maioria tem a cor cinza. A partir daí é analisar qual é o significado e sua simbologia. E continua dizendo que, ao se extrair a alma, se manterá e se prevalecerá a consciência e ela não será em hipótese alguma afetada.


Giamatti pergunta quanto tempo seria possível viver sem a alma. E o médico responde-lhe que é um negócio à critério do paciente, que é ele que escolhe o prazo e o tempo que achar necessário. Depois de horas de conversa o ator se sente seguro e assina um contrato com a empresa e entrega a sua alma e escolhe outra. 

E como seria viver sem a alma? Você já se perguntou isso? E se alguém gostar da sua alma e não mais a devolver?

A suposta empresa não retira a alma completamente, apenas 95% dela, e o cliente fica com seus 5% e ao final o médico faz a pergunta de praxe:

- E então? Como se sente?
E o paciente, de bom humor lhe responde:

-Vazio, leve e entediado. No geral me sinto ótimo.

É algo interessante e estranho ao mesmo tempo saber que sua alma saiu de seu corpo e recebeu uma  outra como se fosse um 'simples' transplante de fígado, ou talvez de coração... 

Depois da retirada da alma do ator, o médico lhe pergunta se ele pode ou quer dar uma olhada nela. E o ator concorda. Olha sua alma dentro de um pote e fica admirado e surpreso. O médico também olha e diz não acreditar como algo tão pequeno pode pesar tanto.

– Sua alma é pequena.  - Diz o médico deixando-a cair no chão. Ao ver a cena o ator fica irritado e lhe responde para que ele tenha mais cuidado pois sua alma pode estar danificada.

– Não! Sua alma é resistente. Retruca o médico.

Paul Giamatti antes de sair do consultório se pesa e ao olhar para a balança diz estar se sentindo mais leve.

E as ironias não param por aí. Há uma sequência de situações insólitas. No filme em questão mostra que algumas almas literalmente se perdem no meio do caminho; outras são trocadas; e muitas parecem não pertencer ao respectivo dono; corpo e alma, às vezes, não combinam; a pele e o comportamento não se coadunam.

Paul Giamati escolheu uma nova alma. Escolheu a alma de um poeta russo e a partir daí, nos ensaios da peça, seu diretor notou mudança radical em sua atuação, e diz que o personagem ganhou uma nova dimensão para melhor, enquanto que, em família a esposa estranhou seu comportamento, dizendo não reconhecê-lo mais e de que ele parecia agora evitá-la. Ela pensou que estava sendo traída.  E Giamatti conseguiu finalmente interpretar Tio Vania sem ficar angustiado.

- O que devo fazer?
- Escolha a sua alma.
- Quero uma alma russa.
- ÓTIMA ESCOLHA!
- É alma masculina ou feminina?
- Isso não posso te responder.
- Quero minha alma de volta!
- Pode entrar em contato com o doador?
- Impossível, não é permitido na Rússia tráfico de almas.
Ficção ou não, você venderia a sua alma? E se fosse possível comprar, compraria de quem? O que acontece com a alma quando o dono dela morre?

- Eu não sei...
- Nunca perguntou?
- O que aconteceu com a alma de Olga? Eu não sei...
- Ela morreu e a sua alma simplesmente desapareceu...
Sua alma está na Rússia, em São Peterburg, com uma atriz russa sem talento. Ela queria a alma de alguém famoso e pensa que está com a do ator Al Pacino e a sua alma encaixou direitinho no corpo dela, e agora ela está perfeita, está atuando maravilhosamente bem, ao ponto de não mais querer devolvê-la.

Este filme é um presente inquietante para a alma de todo amante da sétima arte.

Karenina Rostov

*****
Créditos:
Cold Souls, EUA / 2009
Direção Sophie Barthes
Com: Paul Giamatti, Armand Schultz, Michael Tucker, Dina Korzun
10 Anos – 101 min.


Nenhum comentário: