sábado, 12 de março de 2011

Peter Weir na Maratona Odeon



"Caminho da Liberdade"  de Peter Weir foi o melhor da noite de ontem. Seria o filme uruguaio "La Casa Muda" e por alguma razão que desconheço trocaram em cima da hora por esse do diretor australiano de só filmes marcantes, como Dead Poets Society (Sociedade dos poetas mortos) e The Truman Show (aqui lançado como O show da vida ou O show de Truman), Witness (A testemunha), The year of living dangerously (O ano que vivemos em perigo).

Peter Weir é um diretor caprichoso e perfeccionista. Sempre escolhendo uma boa história para contar e o faz muito bem. The Way Back (Caminho da Liberdade) é mais um que veio para somar.

Deveria ser um filme triste, vendo aqueles sete homens e uma mulher durante anos atravessando todo tipo de situação, enfrentando um frio rigoroso, fome e sede, mas que em nenhum momento abriram mão da liberdade.

Perseverar foi a palavra de ordem.

E com um final surpreendente! Só mesmo um diretor de estilo para nos brindar com um filmaço imperdível desses.

“VÁ E VEJA”.
K.R.
*
Sinopse:
Em 1940, pegos pelo regime stalinista, sete prisioneiros aproveitam-se da nevasca para fugir de Gulag Soviético. A liberdade desses homens tem um preço: eles têm poucas chances de chegarem a um lugar seguro sem serem pegos novamente e correm risco de morte.




Um comentário:

E Bernal disse...

ÔPS! A pulseira da vez foi nessa cor lindinha, nada discreta, hein? [:D]