terça-feira, 1 de março de 2011

Brasil Animado


 
Sabe quando você se programa para fazer uma coisa e acaba fazendo outra? Aconteceu comigo ontem. Programei-me para ver um determinado filme, mas a sessão estava esgotada, e para não perder a viagem acabei assistindo a outro ao estilo família no jardim de infância. Acredite se quiser, era um público comportado, e super atento ao entretenimento. É o nacionalíssimo BRASIL ANIMADO, o primeiro em 3D, mas que na verdade é um truque de ilusão do efeito que está na profundidade de campo e na textura dos desenhos, dando a idéia de dimensionalidade dos cenários e personagens, em um colorido vibrante. Um tridimensional light, sem necessidade de se usar os óculos especiais. Saí da sessão entusiasmada com o belíssimo filme que mistura com perfeição animação e imagens reais de nosso país. 

 O filme foi dirigido por Mariana Caltabiano e conta a história de dois cães: o empresário Stress e o cineasta Relax, que saem da cidade de onde vivem Santa Rita do Passa Quatro, SP, em um carro Gol e vão em busca de um sonho que é encontrar a mais antiga e rara árvore do Brasil com mais de três mil anos, o "Grande Jequitibá Rosa".

Os amigos fazem um passeio pelo mapa do Brasil, passando por diversos cartões postais, entre eles o Rio de Janeiro e seus belos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, as praias, e depois partem para outras regiões seguindo rumo aos Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Amazônia, passeiam pela moderna Brasília fazendo um tour com direito a guia turística que vai dando explicações básicas da capital, e por último a cidade de São Paulo e a sua beleza arquitetônica, até que descobrem que o que procuram está nessa capital e, pasmem, na própria cidade natal, Santa Rita... 
E tudo isso mesclando imagens reais com a animação tornando-se uma grande aula de História Geral e do Brasil. Só há um porém: esqueceram de mostrar o santuário ecológico, o meu Pantanal, o que me deixou frustrada. Stress e Relax fazem uma parada no Festival de Gramado, e lá encontram o cineasta Fernando Meirelles que pega carona nessa história. O filme ganhou um valor especial por causa dessa mistureba entre animação e imagens reais, exaltando a fauna e a flora nacional exatamente como o público infantil gosta.  
 Relax e Stress constantemente interagem com a natureza, com os animais e paisagens em geral, contando histórias do folclore e tudo o mais, das comidas, bebidas e das danças típicas; o regionalismo bem marcado pelo sotaques e cultura, capturando flagrantes da vida nativa e de turistas, e muitos outros detalhes enriquecedores.
 Os cantores Ed Motta e Simoninha participam da trilha sonora combinando suas canções a diversos ritmos regionais.
 Um filme literalmente bem animado. Pegue você também carona nesta viagem, um gol de placa! Depois de tudo resolvido, Relax e Stress partem para nova aventura, mas essa já é outra história.

A propósito, o jequitibá-rosa é a desculpa para esta história acontecer e esta árvore pode ser considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos do mundo, com idade estimada em 3000 anos. Por ironia, neste terreno, um dos mais férteis do planeta, planta-se cana de açúcar, e esta árvore apenas não foi cortada antes de ser criado o parque, por ter sido muito difícil arranjar um instrumento para conseguir derrubá-la.

Esta árvore está no Parque Estadual do Vassununga, Santa Rita do Passa quatro, SP. O jequitibá-rosa é chamado por alguns de Patriarca da Floresta, mede 49 metros de altura e tem uma circunferência de 16 metros, ou seja, são necessárias 10 pessoas de mãos dadas para dar a volta em seu tronco.
Quer ver um bom filme brasileiro? Minha dica é Brasil Animado. Sem palavras! Simplesmente uma das animações mais surpreendentes que já vi! Vale muito a pena!
Karenina Rostov 
*
Título original: Brasil Animado
Lançamento: 2011 (Brasil)
Direção:Mariana Caltabiano
Atores: Eduardo Jardim, Mariana Caltabiano, Fernando Meirelles, Fabiano Perez.
Duração: 75 min
Gênero: Animação

2 comentários:

LELLA disse...

Menina!
Ontem li tantos Tutoriais de Html que o tico-e-teco cansaram.

Deixei para vir hoje aqui.

E UAU! Que texto! Li quase num fôlego só. Vou querer ver esse filme.

Beijos,

p.s: Levando o texto.

E Bernal disse...

Gostei tanto que...

Quero cópia dessa preciosidade fazendo parte do meu acervo. Rs.

Beijos.