quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Via Láctea

Via Láctea – Soneto XIII

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

Olavo Bilac

"De poeta, médico e louco, todos temos um pouco." Dizer que sou meio maluca por ter mania de falar sozinha de vez em quando, não procede. Pense bem: Nós não cantamos às vezes sozinhos? En~toa o que é que tem de mais falar sem niguém por perto para ouvir? Como diz o ditado, "cada um com a sua mania". E isso de falar sozinho é considerado loucura, Freud explica! Falo com Deus o tempo todo em pensamento. Claro que isso não é loucura porque DEUS é AMOR. E falar com estrelas, como o poeta Olavo Bilac, também não, afinal ele podia. Agora um simples mortal conversar com plantas, com seu animal de estimação, com seus botões, por favor, interne, porque ficou doido!

Confesso que converso com o meu ventilador, assim que acordo: "Querido ventilador, está na hora de descansar, afinal você trabalhou a madrugada toda!"

Assisti ao filme a Suprema Felicidade de Arnaldo Jabor, e gostei de ouvir esse soneto de Bilac inserido em um dos diálogos entre o menino e o seu avô, o  que me remeteu a uma cena do meu passado e me  fez devanear a primeira vez que o li, e imaginava a situação entre o poeta doido conversando com o  mar de estrelas.
 
Para ser capaz de ouvir estrelas só sendo alguém sensível e especial. Se você tem esse talento, esse dom, considere-se especial. Converse com elas, com as flores, com os pássaros com a natureza. Converse com aquela pessoa que você gosta, que sente saudade e que te faz bem. Você é capaz de coisas incriveis, é tentar para descobrir. A felicidade está nessas pequenas coisas que parecem loucuras; coisa de gente "sem noção", mas loucura mesmo é não tentar... não tentar ser feliz nesses pequenos atos do dia a dia não é covardia, tampouco questão de coragem... e já que não custa nada... triiiiimmmmmmmm...

Nenhum comentário: