quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sobre o ABISMO

Há tanto o que se falar... preciso achar o fio da meada... alguém deve começar...

Entre o SER e o ESTAR existe um abismo.

Certa vez o escritor Eduardo Portella, então ministro da Educação do presidente João Figueiredo, lançou a seguinte frase “Eu não sou ministro, eu estou ministro”, a qual caiu na boca do povo.


Não há nada gramaticalmente de errado com a frase.  O verbo ESTAR com predicativo expresso  por nome designativo  de atividade ou atribuição humana precedida ou não de  de ou com  significa ter atribuição transitória de... por exemplo:  “Eu estou arrumando a casa”.

Portanto, Eu não sou ministro; eu estou ministro - indica  ter atribuição transitória de ministro.

Lembrei-me de um fato ocorrido num culto em que o pastor perguntou:
- Quem quer SER feliz?
A maioria suspendeu a mão afirmando positivamente querer SER feliz.
E o pastor incrédulo continuou a pregação, entendendo como resposta da maioria ali de não SER  feliz, ou não pararam para pensar e analisar  a  pergunta. E o pastor:

- Só de se acordar e estar mais um dia vivo é motivo de felicidade; só de estar na Igreja ouvindo a palavra de Deus é motivo de felicidade.

Diz uma música que felicidade não existe, o que existe na vida são momentos felizes.

SER e ESTAR, são verbos de ligação irregulares que indicam ESTADO, e dentro de um contexto, às vezes eles (con)fundem-se. Pode-se brincar um pouco e tirar partido deles.

Fiquei pensando no momento cívico que o país recentemente atravessou escolhendo seus representantes políticos e o presidente que o governará por quatro anos, confessando desde já, e não é  e nunca foi segredo para ninguém, que o resultado nem de longe me agradou, e como forma de aliviar a tensão disse a frase: “Entre SER e o ESTAR existe um abismo”, porque de fato são  coisas completamente divergentes. Alguém ESTARÁ presidindo o país por um tempo DETERMINADO. E o que acontecerá a partir daí é uma incógnita, um ABISMO.

Exatamente como o pastor perguntou: Quem gostaria de ser feliz?

Talvez a interpretação da maioria fosse de SER 100% feliz o que inexiste. Poderia ter interpretado eu ESTOU feliz agora, mas quando adoeço, não SOU. Ou ESTOU feliz, não SOU. Ou SOU feliz mas hoje não ESTOU. Começou a complicar? Relaxe!
E o significado de ABISMO?

Do latim abyssus, por sua vez do grego ae byssos ou bythos, que significa fundo do mar. É empregado para indicar profundidade que se perde de vista, que é incomensurável. ...

Já sonhei algumas vezes que caía num abismo profundo. Deve ser os meus medos...

Os valores simbólicos do termo ABISMO são a depressão e profundidade emocional, o extremo relativo “Existe um abismo entre nós”.  Uma figura que se traduz em grandiosidade, algo sem fim, inatingível, difícil de entender, de se chegar, de atravessar e alcançar.

Bem, comecei...

2 comentários:

E Bernal disse...

À mercê do destino...

E Bernal disse...

Pode ser...