sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nobel de Literatura

Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por idéias. Vargas Llosa



Parabéns ao vencedor!

K.R.
 Mario Vargas Llosa é vencedor do Nobel de Literatura.

Saiu hoje, quinta-feira, a indicação do prêmio Nobel de literatura que ficou para o escritor peruano Mario Vargas Llosa ganhou o prêmio Nobel de Literatura de 2010.
Famoso por obras como "Pantaleão e as visitadoras" e o mais recente "Travessuras da Menina Má".

O comitê informou em um comunicado que Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".

O prêmio de 10 milhões de coroas (1,5 milhão de dólares) é o quarto Nobel a ser concedido este ano. Os primeiros foram os de Medicina, na segunda-feira, Física, na terça-feira, e Química, na quarta-feira.

Os prêmios referentes às categorias Medicina, Física e Química foram entregues nesta semana. Ainda serão entregues na sexta e no sábado os referentes a Paz e Economia.
http://www.escoladegoverno.rr.gov.br/images/stories/nobel_literatura_lista.pdf

Não resisti em postar aqui isso, porque sou amante da boa literatura, e fui inclusive pesquisar a lista dos ganhadores. Quem tiver essa mesma curiosidade, bastar clicar no link acima.

Torço para que o Brasil conquiste um dia seu lugar ao sol, e faça parte desse rol de vencedores. Meu país tem grandes e maravilhosos escritores.  Indico para o próximo prêmio, o formidável  escritor mineiro RUBEM FONSECA.

De Mario Vargas Llosa li "Pantaleão e as Visitadoras" e assisti ao filme dirigido pelo diretor peruano Francisco Lombardi baseado neste romance. No lançamento aqui no Brasil, lembro que um determinado crítico fez um trocadilho com a nacionalidade dele e a sinopse (para quem conhece a história vai ligar os pontos), dizendo a seguinte pérola "É um filme do Peru!"  Hilário, não?

Nenhum comentário: