sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Leia o livro, assista à peça, divirta-se!

ORFEU, o Poetinha, Canecão

Não sei em que pé anda a história da mais tradicional casa de shows e espetáculos da zona sul do Rio, o CANECÃO, a eterna polêmica de devolução ao respectivo dono, a UFRJ, e a dificuldade de se resolver a questão que se arrasta por décadas. Enquanto não se soluciona essa história e quem vencerá essa ‘batalha’, o espaço continua em uso, e eu como sempre torço pela cultura e arte e por um final feliz, venho aqui agora reforçar a propaganda do musical maravilhoso que entrará em cena neste mês. É ORFEU, a peça teatral imperdível, escrita pelo poetinha que amo, Vinícius de Moraes.

O título original é ORFEU DA CONCEIÇÃO, e Vinícius se baseou no drama da mitologia grega de Orfeu e Eurídice para escrevê-la. Desta obra originou-se também um filme, o Orfeu Negro lançado em 1956; adaptação da obra do poeta. Este filme conquistou os cinéfilos e recebeu na época vários prêmios. Há um remake de 1999, dirigido por Cacá Diegues com o ator Tony Garrido encarnando o próprio Orfeu.

Conheci a peça no meu curso de Literatura Brasileira,  e desde então a minha paixão pelo poeta aumentou mais e mais. Na época escrevi isso abaixo para demonstrar o meu carinho.
*
EU, EURÍDICE

De canção em canção
Eu sou a tua MUSA
De toda a poesia,
Sou tua inspiração
De todos os carnavais,
Sou tua alegria
De todos os sonhos,
Sou tua criação
E de tempo em tempo,
Sou a emoção...

Tú es o meu Orfeu!
Do eterno passado
Ou do futuro presente
Tu és o eterno amor,
Dono de todas
As minhas alegias,
E meus ideais.

Somos um único ser.
Na vida ou na morte
NADA nos separa.

"Tudo morre nesta vida,
O que nasce e o que viveu,
Só não morre no mundo
O amor de Eurídece por Orfeu!”
E. Bernal
*

De 09 a 19 de setembro, às 21h30
no Canecão (Avenida Venceslau Brás, 215, Botafogo), Rio de Janeiro.
As entradas variam de R$ 50,00 a R$ 280,00. Mais informações: (21) 2105-2000

ORFEU NEGRO


Leia o livro, assista à peça, divirta-se! Vá ao teatro e ME CHAME! (Rs.)


Nenhum comentário: