quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ao Vencedor, as Batatas!



Esta é a frase mais conhecida saída das páginas  da literatura brasileira do romance Quincas Borba de Machado de Assis.

Quincas Borba é um filósofo, criador do princípio filosófico HUMANITAS que consiste no princípio de que nunca há morte; o que há é o encontro da expansão de duas formas. Então ele criou a frase "Ao Vencedor, as Batatas!" para explicar melhor esse enfoque.  E ilustra da seguinte forma esse enredo:

Há duas tribos indígenas, que se sustentam alimentando-se das batatas que crescem em seu vale. Um dia, as batatas começam a escassear, e as tribos precisam transpor a montanha para alcançar outro vale, onde batata é o que não falta. Mas, para suprir as necessidades deles durante a viagem, os índios dependem das batatas de seu próprio vale. Mas as batatas que eles têm à disposição só são suficientes para uma tribo. Se eles dividirem as batatas, nenhuma das tribos terá forças para completar a viagem. Então, elas devem guerrear pelas batatas, pela própria sobrevivência. Logo, a expressão "Ao Vencedor, as Batatas!" significa que o mais forte é que sobrevive.

E eu como gosto de brincar com as palavras, de desconstruir e reinventar o texto, saí com essa: Ao Vencedor, as Batatas Fritas!

A propósito, eu não resisto a um pratão de batatas fritas. Se pudesse, comeria todos os dias. Qualquer hora, te convido para um lanche desses. Topa?  Hummm, que delícia!
K.R.

Nenhum comentário: