sábado, 19 de junho de 2010

Blow Up

Blow Up  - Depois daquele Beijo


E dando prosseguimento ao curso Diálogos na Tela, que já comentei aqui, sobre  a História da Arte em filmes e palestras, trouxe na data de hoje uma película extraordinária da década de 60 que vale a pena rever,  num telão, de preferência. É maravilhoso para se entender a linguagem da fotografia, revisitar o laboratório fotográfico, a sala escura da revelação, cópia e ampliação hoje pós-polaroid, na era do digital, isso é coisa do arco da velha, a nova geração desconhece, não saberia que a expressão "queimar o filme" vem daí.

Blow Up - é dirigido por Michelangelo Antonioni no ano de 1966 - Tendo o título traduzido em Depois Daquele Beijo.

Em inglês Blow up tem duplo sentido: ampliar fotografias a partir dos antigos negativos analógicos e explodir. A ampliação das imagens até o limite do grão da película fotográfica é como uma explosão do visível, desintegrando-se e desfragmentando-se. Blown up é também carregado de múltiplos outros significados. Pode ser também explosões que trespassam a cultura pop, o consumismo, o exagero. ..

O roteiro é adaptação livre do conto Las babas del diablo do escritor argentino Julio Cortazar, tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e um pouco depois dela. É a história de um fotógrafo de famosos, de modelos principalmente, e ele tenta desvendar através de ampliação de algumas  fotos que fez casualmente de um casal namorando num parque, um detalhe que aparece nelas e que lhe chama a atenção: Descobre um cadáver e deduz se tratar de um assassinato. 

O início de Blow UP me fez lembrar de A Fábrica dos Lumière. Foi uma revisita, I think so. O filme é quadro a quadro a representação de imagens fotográficas, poses de um grupo de modelos, encenações, mímicas, o melhor ângulo da paisagem ou em seu estúdio sempre contrapondo a linguagem fotográfica à pintura. O filme não tem uma trilha sonora. A preocupação aqui é exclusivamente a comunicação por imagens.  

A fotografia  deste filme é de David Bailey no papel do fotógrafo Thomas (David Hemmings).
K.R. 

***
E eis algumas fotos famosas de David Bailey
 
Michael Caine (É uma das poses mais copiadas) 

   Catherine Deneuve - Nada a esconder...
Bailey em seu estúdio


Catherine Deneuve - Top Model

Paul and Lennon
 Jagger

Nenhum comentário: