domingo, 30 de maio de 2010

Homem com H

*****

*****
Amor

 Secos e Molhados
Composição: João Ricardo - João Apolinário

Leve, como leve pluma
Muito leve, leve pousa.
Muito leve, leve pousa.

Na simples e suave coisa
Suave coisa nenhuma
Suave coisa nenhuma.

Sombra, silêncio ou espuma.
Nuvem azul
Que arrefece.

Simples e suave coisa
Suave coisa nenhuma.
Que em mim amadurece

“Amor” é uma composição poética composta por quatro estrofes e rimas emparelhadas, interpretada pela extinta banda da década de 70 Secos & Molhados. Os componentes eram: João Ricardo (poeta e idealizador), Ney Matogrosso que na época era um ator desconhecido com uma bela e exótica voz, e Gerson Conrad (nada sei a respeito). O grupo atraia multidões de todas as faixas etárias. Os rapazes apresentavam-se com rostos pintados e coreografias inegavelmente sensuais. A música faz parte do primeiro disco de vinil e esse álbum na época do lançamento, vendeu um milhão de cópias, algo só conseguido, até então, por Roberto Carlos. AMOR, realmente faz jus ao estrondoso sucesso.

O poema é uma jóia rara, com um mínimo de vocabulário simples e usual, que traduzem muito bem o sentimento AMOR, proposta do texto, começando pelo título falando do sentimento universal, o que move o mundo e tudo que nele há; o primeiro mandamento de Deus (e do homem).

A primeira palavra da primeira estrofe é “Leve”, comparando o amor a pluma. Talvez seja um amor correspondido. Muito leve que chega a pousar (descansar), tranqüilo, sem problemas ou preocupações.

Muito”, advérbio de intensidade. No início do segundo e terceiro versos, cujo objetivo é de fato avivar e acentuar esse sentimento, dando-lhe vigor, uma sede maior de viver.

Por outro lado, quando não se ama ou não se é correspondido, o sentimento deixa de ser leve e suave para ser apenas uma “COISA nenhuma”.

Coisa no texto é o mesmo que sem importância, aquilo que não vale nada, algo INSIGNIFICANTE.

Na segunda estrofe o poeta enfatiza duplicando no segundo e terceiro versos que o AMOR é uma coisa NÃO suave.

Não (Suave coisa nenhuma) advérbio de negação e antítese em relação à primeira estrofe.

O AMOR, na terceira estrofe indica ESCOLHA entre “Sombra, silêncio OU (conjunção alternativa) espuma”. E como interpretar essas três palavras? Vamos ao dicionário.

SOMBRA - s.f. Interceptação da luz por um corpo opaco: a sombra de uma árvore, por exemplo; sombra = escuridão, trevas, noite. Fig. Pessoa que acompanha ou persegue constantemente outra: é sombra dele.
O que perdeu o brilho, o poder, a influência do que possuía: é uma sombra do que foi; Sombra = mistério, segredo.

No texto pode ser interpretado tanto como aquele que se foi como também segredo.

SILÊNCIO - s.m. Ausência de qualquer ruído: o silêncio da noite, por exemplo. Sossego, repouso: por alguns dias, as paixões ficaram em silêncio.Mistério, segredo: no silêncio prepara seus golpes mortais; guardar silêncio, calar-se.

No texto o silêncio agora ocupando o lugar do amor.

ESPUMA s.f. Bolhas esbranquiçadas em cima de um líquido agitado ou aquecido; Saliva de alguns animais, afogueados ou em cólera. Suor do cavalo. Fig. Camada miserável de uma população: a escuma da sociedade. (Var.: espuma.)

No texto, espuma, pode ser interpretada como algo agradável do que restou do sentimento; bolhas, visualmente belas e agradáveis que se dispersam aos poucos. Para quem gosta de mar, deve saber que às vezes as ondas vêm com muitas espumas. Banho de espuma é tudo de bom. Adoro!

O AMOR, na composição, é também comparado a uma NUVEM AZUL QUE ARREFECE.

A simbologia das palavras neste poema é bem acentuada. Afinal o que é nuvem, qual é a metáfora representada no poema? Segundo o dicionário NUVEM indica tanta coisa:

Se escura, inquietude; brancas e leves em céu claro, elas anunciam aborrecimentos superficiais e passageiros; cinza e cobrindo todo o céu, indicam complicações sérias de saúde e negócios. Enfim, negras e de aspecto tempestuoso, serão precursor de discórdias, mas que embora, violentas, poderão ser apenas passageiras. Nuvens claras: nova paixão. Escuras: dificuldades financeiras. Ver-se no meio das nuvens: notícias inesperadas.

E nuvem azul?

A COR DA AZUL é associada ao intelecto. O azul acalma, descontai, representa clareza de idéias e o ser criativo como também estabilidade, lealdade, confiança, sabedoria, inteligência, fé, verdade, integridade, seriedade, generosidade, saúde, entendimento, poder, tranqüilidade.

O azul no poema ARREFECE, isto é, que faz perder o entusiasmo, desanima...

O amor pode ser uma “Simples e suave coisa” quando verdadeiro, sublime e correspondido, porém, poderá ser “Suave coisa nenhuma”, quando só aborrece, desamina e não correspondido.

Sentimentos são ensinamentos: tormento, e alegria; angustia e fantasia; entristecimento e sonho; divertimento e êxtase. Sentimento que de qualquer modo chega para ficar, mexer com o emocional enobrece ou empobrece e que faz crescer emocionalmente e sempre amadurecer. Que em mim amadurece.

De qualquer forma, o AMOR surpreende sempre.

O grupo Secos & Molhados deixou saudade, vive na lembrança, e nos presenteou com o formidável e especial da MPB, Ney Matogrosso, interprete da irreverente letra “Homem com H”.
 K Rostov.

*****
AMOR  foi uma das letras trabalhadas na aula de Literatura Brasileira.
- Os alunos?
- Pediram bis.

Nenhum comentário: