sábado, 17 de abril de 2010

RIO, o Centro Cultural do País

Uma das muitas razões para se gostar da Cidade Maravilhosa é por ela ser o centro cultural do país e muitas coisas para se fazer por uma barganha ou de graça. Curso de cinema é uma delas. Está acontecendo no Centro Cultural da Caixa - na Avenida Almirante Barroso, Largo da Carioca,  o Diálogos na Tela. 

Acontece aos sábados, com uma sessão às 10h e depois  palestra que segue o tema do filme.  O de hoje, o professor de história convidado deu  uma excelente aula focando o século XII e XIII, os templos e a arquitetura gótica, a religiosidade, traçando paralelos entre vários momentos da história.

Uma oportunidade de rever agora com atenção, pois a seleção dos filmes para este curso está ótima.  

O de hoje foi: IRMÃO SOL, IRMÃ LUA, de Franco Zefirelli. Nem me lembrava o quão sublime era. Os sensíveis não devem esquecer o lenço ao assistí-lo. No escurinho do cinema ouvia-se choros, soluços e fungações. Rs. Para participar tem que se inscrever via e-mail.

Confesso que está sendo maravilhoso! 
Fotos do blog da C.C.
_____________________________________________
Mostra-curso sobre cinema e arte.
Caixa Cultural RJ. Sábados, das 10h às 14h. Início: 20/03/2010.
A Mostra “DIÁLOGOS NA TELA” irá traçar uma breve história da representação na arte ocidental estabelecendo diálogos com o cinema.
As principais questões formais, históricas e estéticas das artes, do despertar da criatividade humana até o século XX, serão abordadas a partir da exibição em DVD de 16 filmes complementados por palestras com renomados teóricos e críticos de arte e de cinema.
Os participantes que assistirem a, pelo menos, 75% das sessões e palestras terão direito a certificado com chancela da Universidade Cândido Mendes.

Nenhum comentário: