domingo, 4 de abril de 2010

Lacraia, Porcos e Diamantes

 “O homem deve abrir o seu coração ao aprendizado espiritual, independente da religião, a alma é imortal, vamos nos esforçar para sermos pessoas melhores.”

É difícil? Talvez... mas não impossível.

A vida sempre nos dando limões.

Lacraia. Fui apresentada a essa criatura non grata aqui no Rio de Janeiro. É um tipo peçonhento e asqueroso, assim como a barata que quer a qualquer custo ser domesticada. Gosta de lugares úmidos e é no calor que saem da toca. Parece inofensiva, mas nem tanto. Quando cruza com um humano, se comporta tal qual seus amigos baratas: saem correndo, a fim de se esconderem, onde se conclui  possuírem uma certa inteligência.

Uma vez, num dia calorento senti uma picada no tornozelo, pensei tratar-se de um mosquito, mas para a minha surpresa, fui brutalmente atacada por essa coisa asquerosa. Algumas horas depois comecei a passar mal, enjôo e vômito, e três dias com febre alta. A minha família me levou a um hospital público. Lá aplicaram-me uma injeção que me fez apagar e só me lembro que acordei dois dias depois. Conclui-se que veneno de lacraia não mata e fica-se vacinado(a).
Porco é outra criatura inteligente. Um animalzinho de Deus super simpático, pode ser domesticado. No pantanal é figurinha fácil de se encontrar. Cheguei a postar aqui o Fred, o porco do meu sobrinho. Dizem que sua carne é saborosa. Não faço questão de saber, nem me convidem para uma feijoada que não como. Não é por nada não, assim como não aprecio frutos do mar, e algumas frutas, dispenso esse alimento, questão de gosto. Carne de capivara, por exemplo, é uma delícia!

Diamante é o mais resistente material de ocorrência natural que se conhece. Uma curiosidade sobre essa pedra preciosa: eles NÃO são eternos, como se pensava. Definha com o tempo, mas os diamantes duram mais que qualquer ser humano. Mesmo assim, todos querem ter um, pela sua raridade, beleza e formosura. O diamante é valioso porque é raro ou é raro porque é valioso? Não queira encontrar uma razão para se entender tanta coisa incompreensível quando se trata o semelhante a algo valioso comparando-o ao diamante ou a um animal que vive na lama.

E entre lacraias porcos e diamantes, fico com os três, porque são limões que a vida diariamente nos oferece, espécies diferentes, porém, cada qual com sua função e o seu valor. E rendeu-me este rascunho.

4 comentários:

Doce de Leite disse...

Que interessante e inusitada essa associação entre lacraias, porcos e diamantes... Quem deve entender muito disso é o MC Serginho, grande poeta da periferia carioca, que brilhantemente exaltou a Lacraia a ponto de torná-la ícone da bicharada, incluindo os porcos.Já os diamantes, não sei onde encaixá-los. Penso que nenhuma pedra preciosa poderia enfeitar um porco que seja, ou uma lacraia, por mais exultantes que um pareça ao outro. E viva o sol que namora a lagartixa!

E Bernal disse...

É uma alusão ao filme 'Snatch - Porcos e Diamantes' do diretor Guy Ritchie (Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes.

Dizem que lacraia é sinômimo de 'Pessoa má'.

Não desejo a ninguém, nem ao inimigo (se tiver algum) ser picado por nenhuma das espécies de lacraias, seja ela o bicho ou gente.

Doce de Leite disse...

Acho que GENTE é pior.

E Bernal disse...

Em tempo:

A foto dos porcos é do cartão que o visitante Anômimo me enviou.