segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Asa 100 - Ainda Uso e Abuso!











Eis algumas das minhas fotos pelas minhas andanças por aí,  nessa sensibilidade - Asa 100. Sou meio conservadora para certas coisas. A máquina de escrever Olivetti é testemunha.

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, a principal característica de um filme, é a sua sensibilidade à luz, ou seja, a velocidade, que é indicada através do ISO (International Standarts Organization) ou ASA (American Standarts Association), que está claramente na embalagem.

As ASA 50 a 100 fica extremamente nítido, mas para obtê-lo precisa-se muita luz (exemplo: cena na praia em um dia com sol, sem nuvens). Mas se poderá mandar fazer uma ampliação bastante grande sem perder a nitidez.. heheheh como eu tenho uma Samsung Digimax 300 3.2 já percebi que o ISO máximo dela e por ai pois as fotos a noite sem mta claridade ficam uma nhaca.

Já as ASA 800 permite fotografar um show noturno sem utilização de flash, obtendo efeitos mais naturais e agradáveis que se você utiliza-se um flash.

Eis uma rápida explicação:

Esse ISO/ASA, se refere à quantidade de luz que um filme precisa para dar fotos bem expostas a velocidades de disparo razoáveis.

ISO/ASA do filme + sensível à luz

ISO/ASA do filme - sensível à luz

Filmes Lentos – Filmes de baixa sensibilidade ou lentos ASA 12 a 100:

- precisam de uma boa quantidade de luz

- ideais para condições claras de iluminação (dias ensolarados).

- saturação excelente de cor, contraste suave e uma nitidez na imagem.

- Mesmo em situações claras, a velocidade de disparo poderá ser mais lenta, e as aberturas grandes demais, nesse caso o uso do tripé é essencial.

Filmes Médios – para condições medianas de luz ASA 100 a 400.

- usados com maior freqüência, porque combinam ótima qualidade da imagem com velocidade de disparo boa.

- indicados para a maior parte das situações, desde fotos do dia-a-dia, até fotos de paisagem e estúdio.

- As emulsões modernas melhoraram tanto, que um filme de ASA400 dá ótimos resultado.

Filmes Rápidos – Filmes mais sensíveis à luz ASA 400 a 3200

- ideais para condições pobres de iluminação

- saturação da cores é boa

- a velocidade rápida permite que mesmo nessas condições de luz, as fotos sejam batidas sem tripé.

- ideais para dias nublados, ambientes internos, shows, teatros.

- Quanto maior a ampliação, menos nitidez na imagem.

Lembre: Quanto maior o índice ASA, menor a luz que você precisa, maior a velocidade que você poderá usar mas menor a resolução da foto.

Não entendia muito de Perspectiva, sou muito relaxada e sem paciência para muitas coisas, daí fui fazer um curso no Arquivo Geral do Rio de Janeiro com o fotógrafo de lá, Marco Belandi para tentar aprender e epreender. Não me esqueço da pergunta na primeira aula:

 - Onde você guarda seus filmes?
E eu respondi:

- No armário, lógico!

E ele:

- Errado! Deve-se guardar dentro da geladeira.

Eu nunca respeitei essa regra. Nem as regras me respeitam, mas isso é assunto pra outra conversa fiada.

2 comentários:

Leise Paim disse...

Suas fotos dão sempre maravilhosas, parabéns!

E Bernal disse...

Obrigada, Leise!

Adoro roubar um pouquinho da alma das coisas...