sexta-feira, 22 de março de 2013

ENEM e a sopa de letrinhas

 
É, NEM? Essa de enxertar RECEITA DE BOLO, poesia, desenho, música, colagens de gravuras ou fotos etc, no texto dissertativo, há tempos deixou de ser novidade. Quem corrige cem redações do ENEM por dia depara-se com esses ‘artistas’ com frequência, e nem se surpreende mais com os exageros da metalinguagem nas redações de certos candidatos.
 
O autor da gracinha do miojo até que tentou ser original só faltou um pouco de criatividade porque a “imigração” da patente do macarrão instantâneo não foi ilegal e o seu preparo por não ter mistério seria dispensável.
 
Sim, é primordial a coesão e coerência textual, e seu 'sensato' desenvolvimento ao tema proposto. E o avaliador teria que se ater além da correção das convenções gramaticais, tem que passar batido pela interpretação das entrelinhas que não deixa de ter sua importância, mas que por ene razões - fator tempo é uma delas - não cabe juízo de valor no momento. E não seria perda de tempo como muitos pensam.
 
E esse candidato (tem que se investigar como e por que a redação dele veio à tona) tem a certeza de que as palavras não mordem. Ele as usou, abusou e degustou quase que literalmente da sopa de macarrão que conhece a receita tão bem que a passou adiante sem medo de ser feliz.
Karenina Rostov
 
 
 

quinta-feira, 21 de março de 2013

So tired...

CINEMA, CINEMA, CINEMA...



Cinema Nacional Legendado


NINA

Nina é nome de mulher e título de um filme nacional saído das páginas de uma novela russa, da obra máxima de Dostoievski – CRIME E CASTIGO. Dizer tratar-se de um nome feminino foi um pleonasmo proposital, já que Nina é a metamorfose da metamorfose da atormentada alma e personalidade do próprio autor, (a alma de Dostoievski é complexa, “como não ser ao mesmo tempo anjo e diabo?” um imenso labirinto) mais a personagem central ou principal dessa obra batizada de Raskolnikov. Autor e personagem fundem-se de tal forma que não se sabe onde começa um e termina o outro.
 
Uma obra da grandiosidade de Crime e Castigo sendo transformada em um roteiro para filme é maravilhoso; mais maravilhoso ainda é saber que a idéia partiu de um cineasta nacional, um roteiro nacional, o que muito me orgulha e lisonjeia. Raskolnikov foi transformado em Nina, isso me faz lembrar do filme Transamérica, cujo objetivo de vida da protagonista era mudança de sexo. Há muito o que se questionar em relação a isso, principalmente nos tempos atuais que praticamente quase tudo é possível: clonagem, barriga de aluguel, produção independente (basta pesquisar em um banco de sêmen e fazer a escolha), mudança de fenótipo, e por aí vai... (e isso seria assunto para outra história).

Será possível fazer mudança de alma? Alma masculina e feminina são iguais? Há o paradoxo do manto diáfano, da tênue linha que separa ambas. Pólos divergentes. Distintas. E como. Mas voltando ao filme Nina.

Nina / Raskolnikov / Dostoieviski são almas atormentadas. Assisti ao filme e fiquei maravilhada. Há tempos não via um filme tão interessante que me motivasse e que me divertisse. Quem leu essa obra dostoievskiana sabe muito bem do que estou falando. É a mesma história para almas diferentes: alma feminina e alma masculina. O criador de Nina agiu como um cirurgião competente, retirando o excesso, fez uma lipo, colocou silicone onde precisava, botox e uma leve maquiagem.Mas há tanto que se falar dessa obra. Nomes de personagens das obras dostoievskianas são geralmente forjados; Ralkolnikov, por exemplo, vem do verbo rachar, dividir. Daí é só concluir a razão dessa escolha de palavra. Retomando o que queria dizer sobre o filme NINA – personagem femininA, inteligente e sensível, porém solitária e abandonada à própria sorte da cidade grande, destino incerto, retrata a condição humana das pessoas e seus conflitos existenciais. Ela nada tem de valor material, vive de pequenos bicos e favores. Ela pouco tem de valor imaterial: a sensibilidade poética e artística, porém não a usa adequadamente. Nina (o filme) é ousado e sensível, num estilo meio sombrio, meio gótico, consegue desenvolver-se despertando o interesse das pessoas que o assistem (Mexeu comigo). Nina, meio pretensioso, meio envolvente, fazendo suas escolhas, desempregada, prostituir-se ou não para sobreviver? Ou os caminhos da vida ou da morte, pelo livre-arbítrio (matar ou morrer de inanição?) Há tanto o que se questionar...

Coincidência ou não predestinado a ser desconstruído por todo roteirista que se preze, por ser tão significativo. Tenta levar o expectador à beira da loucura, insana e obediente, claro, transportando-nos aos eus maisNina tem seu valor – qual foi o seu crime? E qual será o seu castigo? A sua caridade e boa ação, em dinheiro roubado, dinheiro doado, a velha história de ladrão que rouba ladrão (na cena caliente de paixão em que rouba do cego, inversão de valores, e doa à prostituta que por sua vez paga a viagem de taxi) Que viagem!

Nina (Guta Stresser) a garota sensível que via-se envolvida com seus desenhos em seu quarto, revelando um pouco de sua alma, é aquela que mata a bruxa, envolvida nos fantasmas do seu inconsciente, assim como Raskolnikov, um ser imortal pelo sopro de seu criador, envolvida no crime, vive angustiado pelo seu pecado ou pelos conflitos existenciais... assim é Nina-Raskolnikov, e punido será tendo como prisioneiro suas lembranças e a lâmina que fere... enfim... libertar-se, quem sabe...

Esse filme, com certeza, superou todas as expectativas. As cenas muito bem ilustradas com imagem metafóricas dos pintores de paredes (Selton Mello e Lázaro Ramos) que trabalhavam no apartamento ao lado onde Nina morava de aluguel, com a proprietária dona Eulália (Myriam Muniz) contrastando com as pinturas e desenhos de Nina. O diretor desse longa é Heitor Dhalia, que eu não conhecia, e a partir de então considero-o talentosíssimo. Adorei o filme! O cinema nacional está a cada dia mais ma
 
Uma vitória e tanto para o cinema brasileiro também no que se refere as interpretações e aos excelentes atores. Maravilhoso. Há nesse filme figura constante da antítese: fome material x fome espiritual; vida e morte, miséria x riqueza; matéria x alma; bem e mal; juventude e velhice.
 
....

Karenina Rostov
 

 

WORD, WORD, WORD...




INEFÁVEL = INDIZÍVEL, ENCANTADOR, INEBRIANTE

DIÁFANO = TRANSPARENTE

EFLÚVIO = EXALAÇÃO, PERFUME
Palavras são poemas.


CORAÇÃO EM DESCOMPASSO

As emoções, a felicidade que muitas vezes nos embriagam de alegria,
muitas vezes torna-se difícil de se expressar
Como este momento que encontro-me afetivamente empolgada
Encontrei finalmente o encanto
Aquecendo o coração de carinho
E todo um viver.

= SUBLIMAÇÃO, UFANIA!

Eunice Bernal

Um natal qualquer em qualquer cidade...










The End


Magistério faz homens broxarem


"Tudo corria muito bem, até o meu marido se desfazer de uma lan house que tínhamos na Tijuca e colocar na cabeça de querer fazer uma faculdade para garantir um emprego público e vitalício. Ele não quis se esforçar por um curso melhor e mais concorrido e foi fazer matemática na Estácio de Sá pra ser professor. Diploma na mão e concursos em cima de concursos para atuar em escolas públicas. E foi aí que tudo começou a dar errado! Ele passou a chegar em casa estressado, sem ânimo pra nada e só queria dormir com a ajuda de um Bromazepan, receitado pelo médico. E não pára por aí. Dias desses estávamos "numa boa" nas preliminares. A coisa não deu liga e foi a pior noite que eu passei na minha vida. Já soube de relatos semelhantes com outros professores."

É apenas um desabafo de uma ex-professora II do estado e município. Cuidem-se!
 
Pois é, Magistério, estou voltando!

Liberdade, liberdade

Liberdade,
É uma calça velha
Azul e desbotada
Que você pode usar
Do jeito que quiser
***
Fica bem na altura,
fica bem na largura,
fica bem na...

Mensagem Instantânea

Quer viajar?

Índia seus cabelos

Estou meio cansada de gente desocupada vindo aqui me ofender. Sabe, para mim é elogio essa ofensa de chamar alguém de índio(a), afinal não são eles que têm a pele macia, cabelos lisos e brilhantes e não precisam fazer depilação?  Vai procurar o que fazer, vai se tratar, criatura!  Acho os índios LINDOS, maravilhosos, SEM PRECISAR GASTAR $$$$$ COM DEPILAÇÃO ETC. Deus foi bem generoso com elAs, não acha?

***********
 
E Essa mensagem aqui é uma mensagem antiga citando a Bíblia. Tem cabimento isso? FALA SÉRIO. A CRIATURA TEM TEMPO.


Querida, se a internet não existisse, o que seria da sua vidinha? Mediocridade seria pouco... tenho calafrios só de pensar em uma vida assim. Sugestão: tente ser mais feminina (sei que isso é quase impossível), mas você tem "amiga(s)" que podem ensinar essa tarefa. Sempre há tempo para mudar. "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes)

Uma pena... (8)




 Fotos E.B.
O entulho da parte implodida do Hospital Universitário que a muitos estava incomodando, finalmente está sendo retirado em doses homeopáticas...

Do pó veio e ao pó retornou... agora tranformando em ouro em pó... Gostei de saber que será reaproveitado e que um dia quem sabe fará parte de outras construções, talvez um outro hospital, um espaço físico que poderá ser usado e funcionar...
 
Achei que deveria registrar os últimos momentos do que restou do que um dia foi um imponente prédio que nunca foi usado...

Click!

YOU


call or write me.