terça-feira, 18 de setembro de 2012

Uma sutil referência a... ou uma lembrança vaga


Uma sutil referência a... ou uma lembrança vaga

Às vezes, assistindo a um filme, nos deparamos em uma determinada cena situações ou aspectos que nos remetem a outro filme. E uma atmosfera gira em torno dessa lembrança que pode sem em forma de música, citações, atores, diretores, lugares, objetos, cenários, enfim, um verdadeiro exercício de memorização, nos leva a uma pesquisa dentro de nosso arquivo-morto ou atual.

Recentemente assistindo ao Pai e Filha do diretor japonês Yasujiro Ozu, a tia da protagonista faz referência ao ator Gary Cooper dizendo achá-lo parecido com o rapaz que é o amigo da família. Ele foi citado tantas vezes que acabei aprendendo o seu nome verdadeiro: Frank James Cooper.

No filme O Nevoeiro do diretor Frank Darabont, baseado na obra do mestre do terror Stephen King, o ator David Drayton (Thomas Jane) é um artista que cria cartazes para filmes de Hollywood. Enquanto está em seu ambiente de trabalho, aparece num canto da parede o cartaz de A COISA, (The Thing) de John Carpenter (aqui no Brasil foi batizado de O Enigma do outro mundo).

E a cena do carrinho de bebê descendo as escadarias de Odessa, do clássico Encouraçado Potemkin de Serguei Eisenstein, inspirou a cena final de Os Intocáveis de Brian de Palma escrito por David Mamet, sem dúvida a arte imitando brilhantemente a arte. Dois momentos emocionantes.

E as lembranças e citações não param por aí. Gosto de encontrá-las. Se acaso você se lembrar de alguma...
Karenina Rostov

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Outra carta de amor...



Alfred Hitchcok

QUE DIRETOR VOCÊ GOSTARIA DE HOMENAGEAR?
 
 

Alfred Hitchcok 

Amo esse diretor, entre tantos outros, Alfred Hitchcok, um nome sempre lembrado em rodas de cinéfilos, tem uma legião de fãs pelo mundo, mesmo depois de sua morte em 1980. Ao contrário do que muitos admiradores do “Mestre do Suspense” possam pensar, o cineasta inglês, que chegou em Hollywood em 39 a convite do David O. Selznick, nunca ganhou o Oscar. Indicado Cinco vezes, Hitchcok construiu verdadeiras obras-primas, hoje copiadas por diversos diretores, mas só recebeu o Prêmio Irving Thalberg (em 68) pelo conjunto de sua obra. Suas indicações:

ANO 1940 Rebecca, a Mulher inesquecível
PERDEU PARA John Ford – Vinhas da Ira

ANO 1943 Um Barco e Nove Destinos
PERDEU PARA Leo McCarey – O Bom Pastor

ANO 1945 Quando Fala o coração
PERDEU PARA Billy Wilder – Farrapo Humano

ANO 1954 Janela Indiscreta
PERDEU PARA Elia Kazan – Sindicato de Ladrões

ANO 1960 Psicose
PERDEU PARA Billy Wilder – Se Meu Apartamento Falasse

Independente do Oscar, ou outros prêmios, gostaria de homenageá-lo por todas as suas obras, adoro os seus filmes, principalmente Festim Diabólico, Um Corpo que Cai, Disque M para Matar, Psicose e Frenesi.

Karenina Rostov
 


“Quem mata o tempo não é assassino, é suicida”.
Millôr Fernandes

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

BRAzuca é o nome da bola da Copa do Mundo de 2014


A bola da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, já tem nome. Através do voto de 1.119.539 de pessoas, Brazuca foi a alcunha escolhida por 77,8% dos eleitores, superando as outras opções, Bossa Nova e Carnavalesca, para substituir a Jabulani, bola do Mundial da África do Sul.

A segunda opção "Bossa Nova" teve 14,6% dos votos, enquanto "Carnavalesca", a terceira e última possível escolha, teve 7,6%. Nenhuma das duas, no entanto, chegou perto dos 77,8% conquistados por "Brazuca".

Na época da divulgação das três opções de voto, a ausência do nome "Gorduchinha", referência a um bordão criado pelo narrador Osmar Santos, chamou a atenção. A produtora oficial da bola alegou que "Gorduchinha" já estaria registrada oficialmente como propriedade intelectual e que, portanto, o termo não poderia ser utilizado.

Essa foi a primeira vez que o nome foi escolhido através do voto popular. A Brazuca vai a campo pela primeira vez no dia 12 de junho de 2014, na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, na cidade de São Paulo. A final será em 13 de julho, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Desde o Mundial de 1970, no México, as bolas das Copas do Mundo passaram a ter nome. Na ocasião, foi escolhido Telstar, que foi um satélite da NASA, criado em 1962, que tinha formato esférico.

(Fonte: ESPN Brasil)
*
E aí, gostou?

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

...


“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.”  Lao-Tsé