segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Feliz aniversáRIO!

1° de março, aniversário da Cidade Maravilhosa.
O Rio de Janeiro vai comemorar o 446º aniversário nesta terça-feira.


Amo esta terra. Parabéns, cariocas!

Samba do Avião
Tom Jobim

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana

Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...

domingo, 27 de fevereiro de 2011

E o OSCAR 2011 Vai Para?


Ao longo da história, vários assuntos já receberam suas respectivas listas de melhores e piores. Com A Sétima Arte não poderia ser diferente, e foi a partir daí que surgiu a mais conhecida de todas as listas de premiação: o Oscar.

O Oscar foi criado em 1927 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, e desde então se tornou uma referência mundial para todas as demais listas que passaram a definir seus prêmios máximos. A primeira edição oficial de entrega da estatueta aconteceu no ano de 1929.

Cínéfilos do mundo inteiro aguardam ansiosamente por essa data que costuma ser no mês de fevereiro, e todos os meios de comunicação voltam-se nesse momento especial e único para não perder nenhum registro de seus astros e estrelas, e para confirmar suas apostas em todas as categorias de premiação.

Também há aqueles que criticam essa premiação. Uma das críticas seria por ser comercial demais. A esses eu costumo dizer que olhem além do prêmio, para o fato que muitos dos filmes nem chegariam às Salas de Cinemas em pequenas cidades, mas que com a indicação eles ultrapassam as fronteiras das grandes cidades. A simples menção de fazer parte da lista dará muito mais chances a mais cinéfilos de sentir todo o encantamento diante da Telona.

Além de não nos esquecermos do que houve com o filme “Guerra ao Terror”. Ele foi primeiramente lançado em Dvd, onde a divulgação é muito menor, fazendo com que muitos terminem nem sabendo da existência do filme. Por vezes, só numa pesquisa pela Filmografia de um Ator/Atriz, ou de um Diretor… Então veio a indicação. Eles recolheram os Dvds e o filme foi levado às Salas de Cinema. E como todos viram, Filme e Direção – Kathryn Bigelow -, foram premiados. Esse fato torna-se então um exemplo clássico da importância de receber uma indicação para a entrega do OSCAR.

Um outro fator que também recebeu críticas – porque também não pensaram que haveria um aumento das Salas de Cinemas -, foi que passaram de 5 (cinco) para 10 (dez) os que concorreriam na final ao prêmio de Melhor Filme. Fato esse que merece os nossos aplausos.

As premiações são para: Filme, Direção, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original, Roteiro Adaptado, Maquiagem, Fotografia, Efeitos Especiais, Som, Edição de Som, Figurino, Edição, Direção de Arte, Animação, Filme Estrangeiro, Canção Original, Trilha Sonora, Documentário, Curta-Metragem, Documentário Curta-Metragem, Curta-Metragem Animado.

Neste ano de 2011 será a 83° edição da maior premiação, onde diretores, atores e todos que fazem parte deste mundo do cinema aguardam por uma indicação e claro, também pela premiação. E de nós, fica sempre uma torcida aquele que nos encantou mais. De minha parte, eu criaria mais uma premiação: aqueles que levaram um público maior ao Cinema.

O “Cinema é a minha praia!” não poderia ficar fora dessa festa. E com uma grande Equipe, entre Autores e Colaboradores, trouxemos vários dos que estão nessa final. Como também por sermos múltiplos há mais de uma crítica para um único filme. A seguir, com a listagem final ficarão os links que os levarão a elas, nossas Críticas, com o nome do autor.

A lista dos indicados ao Oscar 2011:

Melhor Filme:
Cisne Negro: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA); ->Evandro Evenâncio.
Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
A Rede Social: ->Valéria Miguez (LELLA).
Toy Story 3: ->Carlos Henry.
A Origem: ->Rogério Silvestre.
O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
O Vencedor: ->Rogério Silvestre.
127 Horas: ->Valéria Miguez (LELLA).
Minhas Mães e Meu Pai: ->Rogério Silvestre.
Inverno da Alma: ->Rogério Silvestre.

Melhor Direção:
Darren Aronofsky – Cisne Negro: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA); ->Evandro Evanâncio.
David Fincher – A Rede Social: ->Valéria Miguez (LELLA).
David O. Russell – O Vencedor: ->Rogério Silvestre.
Tom Hooper – O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Joel Coen e Ethan Coen – Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).

Melhor Ator:
Javier Bardem – Biutiful: ->Giovanni Cobra.
Jeff Bridges – Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Colin Firth – O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
James Franco – 127 Horas: ->Valéria Miguez (LELLA).
Jesse Eisenberg – A Rede Social: ->Valéria Miguez (LELLA).

Melhor Atriz:
Annette Bening – Minhas Mães e Meu Pai: ->Rogério Silvestre.
Natalie Portman – Cisne Negro: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA); ->Evandro Evenâncio.
Nicole Kidman – Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence – Inverno da Alma: ->Rogério Silvestre.
Michelle Wiliams – Blue Valentine

Melhor Ator Coadjuvante:
Geoffrey Rush – O Discurso do Rei:->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Christian Bale – O Vencedor: ->Rogério Silvestre.
Jeremy Renner – Atração Perigosa
John Hawkes – Inverno da Alma: ->Rogério Silvestre.
Mark Ruffalo – Minhas Mães e Meu Pai: ->Rogério Silvestre.

Melhor Atriz Coadjuvante:
Melissa Leo – O Vencedor: ->Rogério Silvestre.
Amy Adams – O Vencedor: ->Rogério Silvestre.
Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Hailee Steinfeld – Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Jacki Weaver – Reino Animal

Melhor Animação:
Toy Story 3: ->Carlos Henry.
Como Treinar o Seu Dragão: ->Valéria Miguez (LELLA).
O Mágico: ->Carlos Henry.

Melhor Roteiro Original:
Cisne Negro: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA); ->Evandro Evenâncio.
A Origem: ->Rogério Silvestre.
Another Year
O Vencedor: ->Rogério Silvestre.
O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).

Melhor Roteiro Adaptado:
127 Horas: ->Valéria Miguez (LELLA).
Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
A Rede Social: ->Valéria Miguez (LELLA).
Toy Story 3: ->Carlos Henry.
Inverno da Alma: ->Rogério Silvestre.

Melhor Filme Estrangeiro:
Foras-da-Lei (Argélia)
Incendies (Canadá)
Em Um Mundo Melhor (Dinamarca)
Dente Canino (Grécia)
Biutiful (México): ->Giovanni Cobra.

Melhor Documentário:
Lixo Extraordinário: ->Karenina Rostov.
Trabalho Interno
Exit Through the Gift Shop
Gasland
Restrepo

Melhor Trilha Sonora:
Hans Zimmer – A Origem: ->Rogério Silvestre.
Trent Reznor e Atticus Ross – A Rede Social: ->Valéria Miguez (LELLA).
Alexandre Desplat – O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
John Powell – Como Treinar o seu Dragão: ->Valéria Miguez (LELLA).
A.R. Rahman – 127 Horas: ->Valéria Miguez (LELLA).

Melhor Canção Original:
Coming Home – Country H3
I See the Light – Enrolados
If I Rise – 127 Horas: ->Valéria Miguez (LELLA).
We Belong Together – Toy Story 3: ->Carlos Henry.

Melhor Edição:
127 Horas: ->Valéria Miguez (LELLA).
Cisne Negro: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA); ->Evandro Evenâncio.
A Rede Social: ->Valéria Miguez (LELLA).
O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
O Vencedor: ->Rogério Silvestre.

Melhor Fotografia:
A Origem: ->Rogério Silvestre.
Cisne Negro: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA); ->Evandro Evenâncio.
A Rede Social: ->Valéria Miguez (LELLA).
O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).

Melhor Figurino:
O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Alice no País das Maravilhas: ->Valéria Miguez (LELLA), ->Charles Alberto Resende.
Eu Sou o Amor
A Tempestade

Melhor Direção de Arte:
Alice no País das Maravilhas: ->Valéria Miguez (LELLA).
A Origem: ->Rogério Silvestre.
O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I

Melhor Mixagem de Som:
Salt: ->Rafael Lopes.
A Origem: ->Rogério Silvestre.
O Discurso do Rei: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
A Rede Social: ->Valéria Miguez (LELLA).

Melhor Edição de Som:
Toy Story 3: ->Carlos Henry.
Tron – O Legado
A Origem: ->Rogério Silvestre.
Bravura Indômita: ->Rogério Silvestre; ->Valéria Miguez (LELLA).
Incontrolável

Melhores Efeitos Visuais:
Além da Vida
A Origem: ->Rogério Silvestre.
Homem de Ferro 2
Alice no País das Maravilhas: ->Valéria Miguez (LELLA).
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I

Melhor Maquiagem:
O Lobisomem
Caminho da Liberdade
A Minha Versão do Amor

Melhor Curta-Metragem:
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Melhor Documentário em Curta-Metragem:
Poster Girl
Strangers no More
Killing in the Name
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang

Melhor Curta-Metragem de Animação:
Day & Night: ->Carlos Henry.
Let’s Pollute
The Lost Thing
The Gruffalo
Madagascar, Carnet de Voyage
—————————

Por: Karenina Rostov e Valéria Miguez

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Inconfundível...


"Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre."
Clarice

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ilha the Lost (5) - Pay attention!

Fotos: E.B.

ATENÇÃO!


Você que precisa transitar pela passarela da Linha Vermelha, tome cuidado porque está acontecendo assalto. Fui vítima na terça-feira desta semana, por volta das 8h:20min. Levaram meu cordão de ouro de estimação que eu usava já há muitos anos.

O meu conselho é que se procure atravessar rápido e de preferência em grupo, já que por ali não há nenhum tipo de segurança ou policiamento.

O problema maior não é o bem material, é o susto... e a vida.


Fica o alerta.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BANQUETES

Banquete - sm 1. Refeição pomposa, dada a grande número de convidados. 2. Festim. B. sagrado: a comunhão eucarística.
*
Eis dois modelos de banquetes que muitos são convidados a participar, mas quase ninguém tem tempo: o da sabedoria e o do amor. Saboreie!

1º  - O Banquete da Sabedoria está no livro de Provérbios do rei Salomão: 

Provérbios 9

A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas;
já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa.
Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo:
Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz:
Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado.
Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.
O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha.
Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á.
Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.
O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.
Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.
Se fores sábio, para ti mesmo o serás; e, se fores escarnecedor, tu só o suportarás.
A mulher tola é alvoroçadora; é insensata, e não conhece o pudor.
Senta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade,
chamando aos que passam e seguem direitos o seu caminho:
Quem é simples, volte-se para cá! E aos faltos de entendimento diz:
As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável.
Mas ele não sabe que ali estão os mortos; que os seus convidados estão nas profundezas do Seol.
2º  - O Banquete de Amor está no no livro de Platão:

O Banquete de Platão constitui-se basicamente de uma série de discursos sobre a natureza e as qualidades do amor eros. Entre vários encontros entre amigos, para beber, comer, e jogar conversa fora, Platão sugeriu como troca de conhecimento discursarem sobre o amor. O ponto culminante do banquete passou a ser o discurso. E cada um nesse encontro passa a dar o seu parecer sobre o tema proposto, ou o AMOR.

Platão diz que o amor "é uma loucura que é dádiva divina, fonte das principais bênçãos concedidas ao homem."

E eis o parecer de cada convidado sobre este nobre sentimento:

1° Fedro: Eu afirmo que o amor é um deus e o mais antigo deles, o mais honrado e o mais poderoso para a aquisição da virtude e felicidade entre os homens, tanto em sua vida como após sua morte.

2° Pausânias: Sem amor não há Afrodite e se Afrodite são duas, dois são os amores: O amar e o amor. O amar e o amor não é todo belo e digno de ser louvado, mas apenas o que leva a amar belamente. Amar o corpo decentemente é belo, indecentemente é feio.

3° Erixímaco: A combinação de discordantes enquanto discordam, é impossível, e inversamente o que discorda e não combina é imposível harmonizar. Toda impiedade, com efeito, costuma advir, se ao amor moderado não se aquiesce, nem se lhe atribui honra e respeito em toda ação.

4° Aristófanes: Os homens ainda não se deram conta do poder do amor, senão a ele construiriam templos e altares. Para o futuro nos dá maiores esperanças.

5° Agatão: O amor é o mais jovem dos deuses, o mais belo e o melhor deles. O amor anda e reside no que há de mais brando entre os seres, violência não toca em amor, pois é delicado e não cede à força. O mais corajoso de todos os deuses. Ele é que produz estes versos:

Paz entre os homens, e no mar bonança,
repouso tranquilo de ventos e sono na dor

6° Diotima:( por Sócrates): O amor não é mortal nem imortal. É o desejo de se ter o que é bom e ser feliz para todo homem.

7° Sócrates: Todos os homens devem honrar o Amor e eu próprio prezo o que lhe concerne e cultivo, e agora sempre elogio o poder e a virilidade do Amor na medida em que sou capaz.

Sabedoria e Amor: indiscutivelmente dois senhores banquetes. Ao primeiro banquete  apresentado por Salomão, apenas alguns são convidados;  já ao segundo,  apresentado por Platão, indiscutivelmente, todos podem participar. 

Já que todos podem participar do Banquete de Platão, fica a pergunta:

E para você, o que o AMOR significa? Fique à vontade para pensar.

E para RE-pensar.

Saudade...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A poesia sensual de Carlos Drummond de Andrade

Oh! Sejamos pornográficos
(docemente pornográficos).
Por que seremos mais castos
Que o nosso avô português?

Do livro O Amor Natural (1992)

O Amor Natural é um livro de poemas que vão do erótico ao pornográfico de CDA, lançado em 1992. Sem hipocrisia, rasgando o véu diáfano e mostrando-se inteiramente nu revelando o prazer  e a sensualidade nas palavras de como é esse complemento do AMOR.  O que mais pode haver de belo e sublime nesse sentimento, na paixão e expressão carnal, entre quatro paredes, na cama ou seja lá onde for, entre um casal além de toques, gemidos, fluidos, beijos de língua, suor, prazer, orgasmos e muito mais. Drummond sabia exatamente como expressar tal sentimento levando o leitor ao clímax em cada verso recitado e ao gozo na leitura final de cada poema. Assim é o amor: natural.

Deite-se e Deleite-se! Ahahaha....
A língua lambe

A língua lambe as pétalas vermelhas
da rosa pluriaberta; a língua lavra
certo oculto botão, e vai tecendo
lépidas variações de leves ritmos.

E lambe, lambilonga, lambilenta,
a licorina gruta cabeluda,
e, quanto mais lambente, mais ativa,
atinge o céu do céu, entre gemidos,
entre gritos, balidos e rugidos
de leões na floresta, enfurecidos.

A castidade com que abria as coxas

A castidade com que abria as coxas
e reluzia a sua flora brava.
Na mansuetude das ovelhas mochas,
e tão estreita, como se alargava.

Ah, coito, coito, morte de tão vida,
sepultura na grama, sem dizeres.
Em minha ardente substância esvaída,
eu não era ninguém e era mil seres

em mim ressuscitados. Era Adão,
primeiro gesto nu ante a primeira
negritude de corpo feminino.

Roupa e tempo jaziam pelo chão.
E nem restava mais o mundo, à beira
dessa moita orvalhada, nem destino.
Sugar e ser sugado pelo amor

Sugar e ser sugado pelo amor
no mesmo instante boca milvalente
o corpo dois em um o gozo pleno
Que não pertence a mim nem te pertence
um gozo de fusão difusa transfusão
o lamber o chupar o ser chupado
no mesmo espasmo
é tudo boca boca boca boca
sessenta e nove vezes boquilíngua.

Mimosa boca errante

Mimosa boca errante
à superfície até achar o ponto
em que te apraz colher o fruto em fogo
que não será comido mas fruído
até se lhe esgotar o sumo cálido
e ele deixar-te, ou o deixares, flácido,
mas rorejando a baba de delícias
que fruto e boca se permitem, dádiva.

Boca mimosa e sábia,
impaciente de sugar e clausurar
inteiro, em ti, o talo rígido
mas varado de gozo ao confinar-se
no limitado espaço que ofereces
a seu volume e jato apaixonados
como podes tornar-te, assim aberta,
recurvo céu infindo e sepultura?

Mimosa boca e santa,
que devagar vais desfolhando a líquida
espuma do prazer em rito mudo,
lenta-lambente-lambilusamente
ligada à forma ereta qual se fossem
a boca o próprio fruto, e o fruto a boca,
oh chega, chega, chega de beber-me,
de matar-me, e, na morte, de viver-me.

Já sei a eternidade: é puro orgasmo.

Sem que eu pedisse, fizeste-me a graça

Sem que eu pedisse, fizeste-me a graça
de magnificar meu membro.
Sem que eu esperasse, ficaste de joelhos
em posição devota.
O que passou não é passado morto.
Para sempre e um dia
o pênis recolhe a piedade osculante de tua boca.

Hoje não estás nem sei onde estarás,
na total impossibilidade de gesto ou comunicação.
Não te vejo não te escuto não te aperto
mas tua boca está presente, adorando.

Adorando.

Nunca pensei ter entre as coxas um deus.

Uma pena... (4)

Isto é o que restou da parte implodida do HU.

Agora pedras no meio do caminho... serão removidas?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Herói do Nosso Tempo


O Herói de Nosso Tempo foi o único romance que o russo Mikchail Liermontov escreveu.

Sob este título estão reunidas cinco histórias que se interligam pela presença de um personagem central, Pietchorin, herói à inspiração de Byron. Corajoso, inteligente, enérgico e galante,  Pietchorin através de variados expedientes e peripécias, comove, irrita e diverte. A ninguém deixa indiferente. Como um vampiro de almas, Pietchorin alimenta-se do amor das moças e dos restos de dignidades de alguns homens e entendia-se com as demonstrações de afeto e amizade. Suas vítimas consideram-se salvas  e felizes quando conseguem se livrar dele apenas com o coração partido, tal como Vera e a princesa Mary, já que as outras pagam tal encontro com a própria vida.
A prosa límpida, concisa e irônica de Liermontov mostra um coração amargurado e sugere quase à asfixia  uma atmosfera sutil que prenuncia Tchecov.

Amigo e ídolo de Puchkin autor de Eugênio Onieguin, Liermontov herdou o dom da poesia, uma linguagem realista, um toque preciso e musical. A este parentesco de estilo junta-se um destino igualmente trágico: como Puchkin, Liermontov morreu pouco antes de completar 27 anos, em plena juventude, em um duelo.

"O Herói de Nosso Tempo, meus caros senhores, é exatamente retrato, mas não de uma pessoa: este retrato é formado pelas transgressões de toda a nossa geração, em pleno processo de desenvolvimento".

As cinco histórias deste romance são:

1a  - Bela
2a - Maksim Maksímovitch
3a - Taman
4a - A Princesinha Mary
5a - O Fatalista

Apesar de ter um personagem central  transitando  entre as histórias, elas podem ser lidas separadamente sem prejuízo algum ao entendimento. O Fatalista era a única traduzida  ao nosso idioma. Muito tempo depois o professor Paulo Bezerra de literatura russa (UERJ) traduziu a obra inteira.

"Habitam nele duas pessoas: uma que vive no pleno sentido da palavra, outra, que pensa e julga".


É um dos 1001 livros indicados para se ler antes de morrer. Com certeza! Excelente!

Nem tudo está perdido...

Há luz no fim do túnel: deputado honesto em Brasília! E hoje nem é primeiro de abril...

Que sirva de exemplo para os outros mais de 512 deputados que estão no Congresso!
Para os senadores também...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Não te amo mais!

Poemeto para ser lido de baixo para cima ou de cima para baixo.


Não te amo mais!
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis
Tenho certeza que
Nada foi em vão
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada
Não poderia dizer mais que
Alimento um grande amor
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
Eu te amo!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...

Autor desconhecido

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mundo de faz de conta

Venha cá,
Esqueça a realidade por um momento
Desconstrua todo desaprendizado
Revire o mundo de cabeça para cima
Participe desse ensaio sedutor
Experimente desmontar seus espaços
Abstratos, absurdos e desnecessários
Padrões estéticos inconvencionais
E seu desmundo cor-de-rosa
Surrealista
Incorretamente político.


Aqui,
Cada estrela em sua não constelação
Lugares indevidos
Ali, no mundo encantado de Escher
Cada lugar em sua devida estrela. Incalculado
Você agora é a estrela
No universo dele.
Embarque no mundo mágico do faz de conta
Palavras para defini-lo?
Simplesmente, Escher.
Achou o mundo organizado antes de conhecê-lo?
Ilusão de ótica...
Paradoxo sem fronteiras
O mundo é organizado
Nós é que o desarrumamos...


É a decomposição do sonho
É a declinação do nada
Você faz parte dele
Você é ele
Por esse momento, ao menos
Cenário
Peças de uma ENcenAÇÃO
Jogo teatral
Lúdico, quer brincar?
Um brinquedo que esqueceram de inventar
Um mundo de fantasia onde se quer visitar
Lembranças de criança
E você estava lá
Espaços reinventados
Uma régua mágica
Planos estranhos
Era uma casa muito engraçada
Flutuando no ar
Mundo interativo
Tornando o impossível
Possível

Entre, rapaz, dentro deste quadro, desta obra,
Não precisa se desintegrar.
Entendeu tudo até aqui?
Tentei organizar as idéias
Neste texto louco, sem nexo
E sem documento
Para facilitar a saída
É pela entrada do labirinto.
Mundo encantado
Pensa em decantá-lo?
Faça acontecer

Ainda dá tempo... está no CCBB - RJ.

Rostov Karenina

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

E o OSCARito vai para... (2)

Lembra quem é o garoto nesta foto de 1987 no filme Empire of the Sun?
*
Pois é... estou apostando nele.

Adão e Eva

A verdadeira história

Um dia no jardim do Édem, Eva disse a Deus:
"Deus, tenho um problema!"
"Qual o problema, Eva?"
"Deus, sei que me criaste e me deste este maravilhoso jardim e todos estes maravilhosos animais e esta serpente tão graciosa, mas não sou feliz."
"Por que, Eva?" disse a voz lá de cima.
"Deus, estou sozinha, e não suporto mais comer maçã".
"Bem, Eva, neste caso, tenho uma solução Criarei um homem para ti."
"O que é um homem, Deus?"
"Um homem será uma criatura defeituosa, com muitos atributos negativos: mentiroso, arrogante, vaidoso; em resumo, fará de tua vida um inferno. Mas... será maior, mais rápido, e vai caçar e matar animais para você. Terá um aspecto estúpido quando ficar excitado, mas, para que não te queixes, o farei a fim de satisfazer tuas necessidades físicas. Será patético e sentirá prazer em coisas infantis como lutar e dar pontapés em uma bola. Não será muito inteligente, então vai precisar do teu conselho para pensar adequadamente."
"Parece ótimo" disse Eva, com um sorriso irônico.
"Porém..." disse Deus.
"Qual o problema, Deus?"
"Bem... Vais tê-lo com uma condição."
"Qual, Deus?"
"Como eu disse, será orgulhoso, arrogante e egocêntrico... assim, terás que deixar que ele pense que eu o fiz primeiro..."
*
Mesmo assim...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

E o OSCARito vai para...

To be or not to be, that's the question!
Ser ou não ser

Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer, dormir: não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais-herança do homem:
Morrer para dormir... é uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.
Quem sofreria os relhos e a irrisão do mundo,
O agravo do opressor, a afronta do orgulhoso,
Toda a lancinação do mal-prezado amor,
A insolência oficial, as dilações da lei,
Os doestos que dos nulos têm de suportar
O mérito paciente, quem o sofreria,
Quando alcançasse a mais perfeita quitação
Com a ponta de um punhal? Quem levaria fardos,
Gemendo e suando sob a vida fatigante,
Se o receio de alguma coisa após a morte,
–Essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta –
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos?
O pensamento assim nos acovarda, e assim
É que se cobre a tez normal da decisão
Com o tom pálido e enfermo da melancolia;
E desde que nos prendam tais cogitações,
Empresas de alto escopo e que bem alto planam
Desviam-se de rumo e cessam até mesmo
De se chamar ação.
(...)

Hamlet - William Shakespeare

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Querido desconhecido...

Meu amor,
Não sei por onde você tem andado
O que tem feito
Com quem tem sonhado
Nem nos conhecemos ainda
E venho com essas intimidades...
Sinto a sua presença constante
Ela é contagiante
O seu perfume no ar
Seu coração pulsar...

Você passou por aqui hoje,
Ou não
Desculpa, nem ao menos nos apresentamos,
Não sei nada sobre você
Dos seus gostos e hábitos,
Seu nome, estado civil
Só sei que sinto uma ternura especial
Nem sei explicar direito
Um carinho, uma vontade de te beijar
Não sei como você é nem o que faz,
Mas é bom saber da sua existência,
Saber que está em alguma parte do mundo, me transmite paz

Talvez esteja pensando em mim
Ou não
Será que um dia vamos nos conhecer?
Devo deixar um mapa, um telefone, e-mail talvez
Ou você saberá me encontrar?
Será que sentirei ciúmes do seu passado?
Será que acontecerá algo entre a gente além de amizade?
Nem ao menos sei se você existe mesmo ou é apenas minha fantasia
Criei você para mim e agora já não sei viver sem a sua presença
Sinto sua falta e até saudades.
Você me faz um grande bem, me faz ser melhor.
Sinta-se à vontade para voltar aqui quando quiser.
Não precisa pedir permissão, venha sempre que sentir vontade.
Sinta-se abraçado todos os dias por mim.
Sem te conhecer gosto de você
Gosto de amar você.

Eunice Bernal

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Greta Karenina Tolstoi & histórias mais...

O Velho e o Novo
O mundo atual anda estressante e um pouco assustador, o corre-corre, o avanço tecnológico e suas constantes transformações, tudo isso contribui para me dar um certo medo e frio na barriga. Nem tudo dá para se acompanhar. Eu confesso que parei no tempo.  A mudança rápida de modelos de aparelhos eletrônicos chega a me causar calafrios, e medo é apelido. Onde o mundo vai parar assim? O que mais falta para ser inventado? Não que isso seja ruim, aliás, em qualquer situação, nada de exageros, nem 8, nem 800. Eu simplesmente é que parei na máquina de escrever, parei no PC 486, tenho fitas K-7, tenho filmes em VHS, o toca-discos é movido a manivela, o celular é bloqueado e com um único chip, meu meio de transporte é bicicleta, e ainda gosto de namoro no mundo real, ao vivo e em cores. Nada contra a tecnologia, mas, sei lá, será que precisamos mesmo nos tornar robôs, escravos de objetos e coisas, e mudar de hora em hora de aparelho celular para aquele modelo moderninho, com internet, GPS, mp10, máquina fotográfica, diabo a quatro?
Certamente necessitamos de determinados objetos em nosso dia a dia, e se o que temos suprem nossas necessidades materiais básicas, não vejo motivo para o troca-troca desnecessário. Penso que é uma grande bobagem.
Já sabe que coleciono algumas velharias das quais não consigo abrir mão. Uma delas é o filme em VHS Anna Karenina com a atriz Greta Garbo que não posso, não quero, não devo me desvencilhar. E como descartaria assim Leon Tolstoi, a eterna e divina musa de Hollywood e Anna Karenina?
A propósito, a atriz escocesa fez duas versões para a mesma história do romance russo: o primeiro filme Anna Karenina foi rodado em 1927 sob o título Love em interpretação muda e em preto e branco.
Uma curiosidade interessante sobre a primeira versão de Anna Karenina é que gravaram dois finais: o primeiro respeitando na íntegra a obra original de Tolstoi; o segundo com  final alternativo a fim de agradar a platéia americana que queria um happy end.

Anna Karenina de 1935 é a versão falada do filme mudo anterior, estrelado pela própria diva Greta Garbo e agora respeitando o final original, mas com uma curiosidade nos bastidores: o ator que fez o papel de Vronsky, o amante de Anna, Fredric  March, tinha fama de mulherengo e de dar em cima das atrizes com quem contracenava. Greta Garbo sabendo disso, como forma de afastá-lo, vivia mastigando alho para ficar com mau hálito e evitar as investidas do ‘galã’.  Dizem que essa nova versão do romance russo foi um presente de natal para Greta Garbo e valeu para ela o prêmio de melhor atriz segundo o Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque.
O filme Anna Karenina, conta a história de uma mulher na Rússia do Século XIX, casada com um influente político russo e com um filho, que joga tudo para o alto em nome de uma paixão impossível por um ardente conde russo. Greta Garbo e John Gilbert, estavam namorando na época, e a MGM quis tirar proveito do filme para fazer uma propaganda do romance deles, tanto que nos EUA mudaram o título do filme para Love, para poder fazer uma frase assim: "John Gilbert in Love with Greta Garbo", e o filme teve dois finais, um original e outro alternativo. No final original, que foi mostrado na Europa, mostra Anna Karenina, a personagem de Greta Garbo, sem mais nada a perder, pois não pode mais ver o filho por imposição do marido, é mal vista pela sociedade, foi abandonada por Alexei Vronsky, o personagem de John Gilbert e sua paixão, já que ele teria que servir o exército russo; com isso, Anna se suicida ficando parada na linha do trem, esperando o próprio passar. Esse é o final que tem no livro. O final alternativo,  foi criado para as platéias americanas, onde Anna, três anos depois do romance com Vronsky, visita seu filho com frequência, este que está estudando e praticamente se formando, e descobre também que Karenin, seu marido, morreu, e o filho dela está junto com Vronsky, à espera de Anna, que quando se encontram, os três vivem felizes para sempre. Final típico de contos de fada, que não existe no livro de Leon Tolstoi, e que foi criado simplesmente para promover o romance entre Greta Garbo e John Gilbert. Atualmente, dizem que é possível acessar o filme com os dois finais, assim agradando ambas as partes, os que preferem o trágico final original do livro, e os que preferem o feliz final alternativo. Em 2 de Janeiro de 1928, mais um filme com Greta Garbo e John Gilbert estreava, Anna Karenina, ou Love, como preferirem chamar o filme. O filme foi uma divisão de opiniões entre americanos e europeus, devido aos já citados finais diferentes. Seu romance com John Gilbert acabou, após ele tê-la pedido em casamento e ela não ter comparecido.
*
Greta Garbo recebeu uma estrela na Calçada da Fama e ficou em 38º lugar na lista das 100 maiores estrelas do cinema, que foi realizado pela revista britânica Empire.
Ela ela merecia o 1º lugar, não? 
E essa é a história do clássico da literatura russa, Anna Karenina, transformado no clássico da sétima arte e guardado num clássico objeto obsoleto que é o VHS.
Como me desfazer de uma raridade dessas?  Não tem como, né? E hoje Tolstoi, Greta Garbo e Eu vamos de LOVE.  Por enquanto, é isso... inté!
Karenina Rostov


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bullying nas Escolas

Bullying é comportamento agressivo entre estudantes. Como educadora, cheguei a presenciar, em sala de aula, cenas de verdadeiro terror, bullying entre colegas de turmas ou entre turmas, desde agressões físicas e verbais, até quebra-quebra de materiais didáticos e vandalismos. Como forma de prevenção e para que  isso não voltasse a acontecer, ou como forma de amenizar, tive que pensar em uma estratégia  e pôr a idéia em prática, dando oportunidade a todos de se ter uma convivência pacífica, sadia e segura dentro de  um aprendizado prazeroso.  

Resolvi criar textos para personagens diferenciados para que fossem feitas leituras dramatizadas em classe, e no fim das contas totalizaram 22 tipos que de alguma forma sofrem preconceitos, entre as seguintes temáticas: o pobre, o favelado, o homossexual, o rico, o deficiente, o gordo, o oriental, o nordestino, o negro, o normal...

Essa história deu o que falar. Só sei que todos não queriam outra coisa, senão atuar e representar seus respectivos papéis e ir além dos muros da escola. Trago aqui, uma demonstração de um dos textos para a atividade lúdica, digamos assim.

A brincadeira acabou se transformando na peça teatral (DES)MASCARADOS ou Ser diferente é normal 
Ano de produção: 2006
Censura: LIVRE


22 atores fazendo leituras dramatizadas de personagens da vida real.
*
Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, fatos ou situações da vida real, é mera coincidência.
*
OBJETIVOS

Esta atividade pedagógica e cultural tem por objetivo mostrar alguns aspectos presentes na vida de todo cidadão, que muitas vezes pode ser mal interpretado ou gerar situação constrangedora, e que, pela Constituição estaria em desacordo com as leis, podendo gerar preconceito em vários sentidos, sabendo-se que preconceito, também pelo Estatuto é considerado crime. E toda criança e adolescente em idade escolar, pelo seu Estatuto (vide CAPÍTULO II, Art. 15 e Art. 18) tem direito ao respeito e à dignidade.
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Estatuto da Criança e do Adolescente

CAPÍTULO II – Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

Art. 15 A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 18 É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
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ATO I – Início, Meio e Fim.
Os fins justificam os meios.

PRIMEIRO QUADRO

AÇÃO: Quando se abre o pano, entram em cena todos os 22 personagens, em trajes comuns, fazendo diversas coreografias e alguns números de danças; batem palmas, cumprimentam o público e se cumprimentam, sentam-se no chão de olhos fechados, com as mãos espalmadas para meditarem, para um momento de reflexão, fazem exercícios de alongamento, e por último cada personagem se levanta, pega a sua máscara e a sua capa que estão sobre o palco, e trocam-se diante do público e, mais uma vez fazem uma roda a fim de se misturarem e ficarem irreconhecíveis. Alguns minutos depois sentam-se novamente formando uma roda e um de cada vez se levanta para dizer quem é e para que veio.

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1° Personagem - 1. RICO

Ser rico é ser normal. Bem como vocês podem notar, eu sou rico, logo sou normal. Ganhei o meu dinheiro trabalhando honestamente, com o suor do meu próprio rosto; apesar de ter muita grana, nada de ficar passeando pra lá e pra cá com dinheiro em malas, em cuecas, nem guardá-las nas Ilhas Cayman, como fazem muitos políticos; meu dinheiro está todinho investido aqui mesmo neste país que eu amo de paixão, numa caderneta de poupança e outra parte na minha fábrica de preservativos (camisinhas) e na outra empresa do Viagra (aquela do comprimido azul).

Mas o que é ser rico? É somente ter uma gorda conta bancária, um carrão na garagem e uma casa com piscina?

Será que vale a pena ter muitos bens materiais e ser pobre de espírito?
Ser rico às vezes é correr risco de ser assaltado ou seqüestrado. Ser rico é padecer no paraíso.

O dinheiro realmente traz felicidade? Você conhece alguém rico, mas infeliz? Nascer rico ou tornar-se rico é a mesma coisa? Vamos abrir aqui um parêntese para falarmos um pouco sobre isso; vamos filosofar sobre esse assunto, que tal? A pessoa que já nasce nadando em dinheiro tem todas as oportunidades durante toda a sua vida, pensa e age como rico, gestos e atos de um rico, estudando nas melhores escolas, comendo do bom e do melhor, viajando, tendo as melhores roupas, de grifes e marcas famosas, conhecendo muitos lugares, morando bem etc, daquele que torna-se rico da noite pro dia jogando na megassena ou trabalhando. Neste último, não incorporou o sentido da riqueza propriamente dita, não está em seus poros, em seu DNA em sua mente, não pensa como rico nem age como tal.

Como deve ser a vida de alguém que nasceu rico e, de repente, por alguma razão, perde tudo e fica pobre?

Como deve ser a vida de alguém que nasce pobre, miserável, e, de repente, da noite pro dia fica rico?

O rico é feliz? O pobre é feliz? O que é a felicidade? De que é feito a matéria, o sentimento FELICIDADE??? Xiiiiiiii, parece que mudamos de assunto, não?

Se você pudesse escolher entre ser rico mas infeliz ou ser pobre mas feliz o que escolheria? Pense nisso.

Conselho: de quê adianta ter tantos bens na terra e um dia ser o defunto mais rico do cemitério?

E.B.

®Todos os direitos reservados
Caso tenha boa aceitação, escolherei outros para postar aqui.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

No estresse!

 Depois que meu PC voltou do conserto e descobri que perdi arquivos importantes, deu vontade de fazer isso... mas sabendo que só iria piorar a situação, nada melhor que ouvir uma música tranquila para  relaxar...escolhi essa do Jessé... a voz linda dele me transmite muita paz.
 Aprecie você também! 


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Créditos Interessantes (6)

Na sua opinião, qual desses créditos é o mais interessante: Psicose  original de   Hitchcock ou a cópia de Gus Van Sant? Você decide.

Psycho 1960 X Psycho (1998)
http://www.youtube.com/watch?v=Tek8QmKRODw

X

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Chore


Certas músicas têm algo de mágico,
O dom de fazer coisas inacreditáveis.
Fazer, por exemplo, um dos sentidos vir à tona em forma de lágrimas.
A melodia, às vezes, tem a capacidade de te fazer chorar.
Talvez o estado de espírito contribuísse para isso acontecer,
Talvez seja porque te pegou desprevenido
Talvez o dia não tenha dado bom ânimo,
Talvez o tempo estivesse nostálgico...
Talvez se tenha acordado com dor de cabeça
Talvez...

Percebi isso num hino de louvor
entoado no culto de domingo
E ao redor
pessoas com o canto engasgado na garganta,
A voz embargada
A tristeza no olhar
E o soluço tímido
tentando disfarçar a lágrima,
Tentando esconder o choro.
Eis um trecho da canção:

''Poderoso DEUS 3X
Minha alma anseia por ti."

Daí me lembrei deste texto que escrevi no tempo de menina;

CHORE

Se o momento é tristeza,
Chore.
Chora a lágrima sentida de
um amor proibido.
Chore o sonho não realizado
E chore também o tempo perdido.
Se a vida te magoa tanto,
Se o mundo em desencanto está
E já não encontra um canto para chorar,
Chore em meus braços que podem te amparar,
Com tanto amor para dar
Que tanto podem te amar.

Se a vida está rebelde
E a estrela nunca brilha,
Porém os olhos cintilam
O brilho lindo do luar,
Chore para não chorar.
Chore toda a lágrima possível:
Ainda é possível chorar.
E.B.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário (2009)

Yes, nós temos esperança! 
Assisti ontem ao documentário Lixo Extraordinário, produzido em 2009 e dirigido a seis mãos pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela diretora inglesa Lucy Walker. A obra me causou uma sensação gratificante e de esperança.

Lixo Extraordinário é o lixo comum, produzido por estabelecimentos comerciais e residenciais até uma determinada quantidade, e  são classificados como lixo domiciliar, para diferenciar do lixo infectante. 

A palavra ‘extraordinário’ foi uma escolha acertada para qualificar o substantivo lixo, e com certeza não podia ser melhor, já que seu significado de sentido forte e imponente, caindo como uma luva para este documentário.

O adjetivo extraordinário significa: excepcional; singular; raro; excessivo; em elevado grau; muito grande; descomunal; anormal; assombroso; estupendo, exatamente o que a história vem nos contar.


O filme me fez viajar por algumas situações: um brechó em meu bairro de nome Lixúria, a mistura de lixo ao luxo. Outra lembrança que veio à tona é de uma senhora de uns 60 anos, com problemas mentais que vivia e trabalhava no aterro sanitário, ou lixão de Gramacho, e foi por acaso descoberta no ano 2000 pelo fotógrafo e diretor Marcos Prado que apresentou ao público em 2004 através do documentário sob o nome dela: Estamira. Este aterro sanitário é um dos maiores do mundo, o maior da América Latina, localizado em Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias e que recebe os resíduos produzidos na cidade do Rio de Janeiro.

A minha outra viagem foi em um texto lido casualmente hoje, intitulado: Vai dar bichos e cheirar mal. Gostei tanto que reproduzirei alguns trechos dele:

Querer ter mais do que o necessário é demonstração de insensatez. É revelação da falta de entendimento do que é a vida, do que representam as riquezas materiais: “porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” Segundo Rubem Amorese (Ultimato – Set/Out – 2003), os pensadores modernos associam felicidade à saciedade, à satisfação plena dos desejos. Há sérios riscos e perigos em querer ter mais do que o necessário; perigos que dizem respeito ao tempo, aos recursos financeiros, aos talentos, aos bens materiais em geral, à própria vida, enfim. Sejamos cuidadosos: estejamos vigilantes, a fim de que aquilo que ajuntamos, não dê bichos e não cheirem mal.”

Esta passagem descreve perfeitamente o documentário Lixo Extraordinário que mostra o encontro de Vik Muniz, um artista plástico brasileiro de São Paulo que atualmente vive em Nova Iorque, com pessoas que por falta de oportunidades, trabalham num aterro sanitário recolhendo material reaproveitável: papelão, garrafa pet, plástico, alumínio, ferro. O trabalho desse artista é reutilizar todo tipo de material impensável para fazer arte, tais como açúcar, terra, pneus, brinquedos mobília, aparelhos  elétricos e eletrônicos etc,  mesclando tudo com seus registros fotográficos.
Vik Muniz tomou a decisão de voltar ao Brasil e ficar por dois anos no Rio de Janeiro; firmou acordo com esses trabalhadores informais numa troca favores. Os catadores trabalhariam para ele durante esse período recolhendo materiais e servindo de modelo vivo para a sua arte e posando para fotos; e receberiam os valores monetários correspondentes e algo mais no final. Foi gratificante para os dois lados: para o artista e para esses trabalhadores que ganharam além de tudo, um amigo e novas oportunidades de saírem daquela condição, olhar o mundo daquele ponto e enxergar coisas novas além do horizonte. 

No primeiro ano o artista plástico fez o reconhecimento da área, travou relacionamento com muitos deles, e a partir daí  passamos a conhecer algumas histórias comoventes. Ele comenta com o seu colega de trabalho que não nota ninguém ali trabalhando naquela condição, infeliz ou deprimido. São pessoas comuns, como qualquer outra, apenas não tiveram chance de ter um trabalho melhor. Pessoas felizes, em uma renda de R$ 50,00 por dia, sabendo-se que há profissões em nível superior que não chega a ganhar isso.

Sempre com sua câmera, Vik registra tudo e todos, para depois selecionar o material e explorar isso em seu processo de criação e da sua arte final.
Um deles é Tião, presidente da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, personagem marcante da comunidade que encontrou uma banheira em perfeito estado, e o artista teve a idéia de fotografá-lo na pose do revolucionário Murat que fora assassinado em sua casa dentro da banheira e foi pintado por Charlotte Corday. O quadro de Vik ficou bem parecido com a pintura original que ele resolveu levar para ser leiloado em Londres, e nessa viagem levou Tião para participar. Aproveitou e levou-o para conhecer um museu onde havia obras de Basquiat e outros artistas contemporâneos e conversaram muito sobre arte.  O rapaz ficou encantado com tudo que viu e ouviu e não fez feio.

O filme começa e termina no mesmo ponto: no Programa de Jô Soares apresentando o brasileiro Vik Muniz como o artista dos remakes de obras mais famosas, porém usando material inusitado; e ao término mostrando um dos catadores que termina dizendo ao entrevistador algo como:

“- Não somos catadores de lixo; somos catadores de material reciclável.”

 Lixo é tudo igual, o do pobre e o do rico se misturam no aterro sanitário e tornam-se únicos. Há até um momento de descontração entre eles comentando o lixo de cada um. E o filme nem por um momento varre seu lixo para debaixo do tapete.  Sabe-se que incomoda; os preconceituosos dizem que o nosso país só gosta de mostrar favela e miséria. E eu digo que não se trata mais de favela, mas de comunidade, não são catadores de lixo, mas catadores de material reaproveitável. E neste aterro que prometeram fechar suas portas em 2012, nenhum deles gosta de ser tratado como coitadinho, são pessoas, são histórias, são vidas que trabalham, pagam contas, sabem ler, se apaixonam, sorriem, choram, sentem dor de dente e falam  bonito.

Em Lixo Extraordinário aprende-se, nas entrelinhas, que 99 não é 100; aprende-se com a dor da perda de um filho a ser solidário e dar o ombro a quem precisa; aprende-se que O Príncipe pode estar no lixo e que Maquiavel serviu para um leitor voraz conhecê-lo e criar uma biblioteca na comunidade.

 E essa história não acaba aqui. Foi parar na exposição do Museu de Arte Moderna – MAM – RJ, e esses protagonistas da vida real estiveram lá, como convidados ilustres para conferir sua arte final.

E cada um desses protagonistas recebeu da mão do artista Vik Muniz, cópia de sua imagem, um belíssimo quadro.   

Vik Muniz já foi um grande consumista. Ao mostrar a casa onde morou, seu quarto de paredes e teto úmidos por causa da chuva frequente de São Paulo, em um bairro de classe média-baixa, comentou isso, dizendo que, como todo jovem sempre sonhava em ter, comprar, gastar, possuir. E um lindo dia acordou e descobriu que não se precisa ter tanta coisa para ser feliz.

Gratificante. Uma lição de vida. Uma obra de arte. Sem dúvida, merecedor de todos os prêmios. É bem verdade que sempre torci pelo meu país, só que agora torcerei um pouco mais.

Bem, o filme durou 99 minutos, o aterro no Jardim de Gramacho fechará as portas (ou só mudará de endereço?), mas a vida continua. Não se sabe o que será dessa gente que precisa desse trabalho para viver, mas certamente não ficarão desempregados.    

Parece que desta vez o Brasil (em co-parceria) conquistará o tão cobiçado prêmio de academia. Caso nada ganhe, saiba que já te elegi o melhor, mesmo não tendo assistido aos outros.

Karenina Rostov


*****
Título: Lixo Extraordinário
País: Brasil e Reino Unido
Ano de produção: 2009
Tempo: 99 minutos min
Direção : Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley
Gênero: Documentário
Idioma original: Inglês

Ôpa! Isso não faz parte do filme, ok? :*